Hospital São Lucas da PUCRS necessita de doações de sangue

Banco de Sangue precisa de doações de todos os tipos sanguíneos com urgência

29/05/2018 - 15h28

banco de sangue, hsl

Com a diminuição considerável no número de doadores na última, o Banco de Sangue do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) está com o seu estoque zerado. Por isso, o setor precisa de doações de todos os tipos sanguíneos com urgência.

Uma pessoa pode ajudar até outras quatro, porém tudo depende do fluxo das doações. Um bolsa de sangue é dividida, no mínimo, em três componentes: plasma, glóbulos vermelhos e plaquetas, com durabilidade de armazenamento de 1 ano, 35 dias e 5 dias respectivamente.

Como doar

Para doar sangue é preciso cumprir algumas exigências como ter de 16 a 69 anos. Menores de 18 só podem participar com autorização do responsável e maiores de 60 se já tiverem realizado doações antes. É essencial ter, no mínimo, 50 quilos e um bom estado de saúde. Não pode estar em jejum e nem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. No momento da doação é necessário a apresentação da carteira de identidade com foto.

Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três, respeitando o limite anual de quatro e três doações respectivamente. Doadores com novas tatuagens devem aguardar 12 meses para fazer a próximo doação.

A lista completa de orientações pode ser conferida no site.

Serviço

  • Onde: 2º andar do hospital (Av. Ipiranga, 6.690 – Porto Alegre)
  • Quando: De segunda a sexta-feira – das 8h às 18h30min. Sábado – das 8h às 12h, mediante agendamento (exceto feriados)
  • Requisitos: Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com autorização de pais/responsáveis), pesar no mínimo 50 quilos, ter boa saúde e portar documento de identidade oficial com foto.
  • Informações: (51) 3320-3455 e no site www.hospitalsaolucas.pucrs.br (Link Banco de Sangue).

Leia Mais Veja todas