Laboratório de Inovação ganha parceria da Stefanini

O iSeed vai ser utilizado por alunos, professores e pesquisadores da PUCRS

22/03/2018 - 09h02
laboratório, inovação, iseed

Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS (à esquerda) e CEO da Stefanini (à direita)
Foto: André Feltes

Um ambiente de cocriação de soluções baseadas no conceito de transformação digital. Este é o princípio do Laboratório de Inovação, o iSeed, um espaço elaborado pelo Tecnopuc, por meio da Escola Politécnica da PUCRS e em parceria com a Stefanini. Lançado oficialmente na última terça-feira, dia 20 de março, essa iniciativa tem a parceria estratégica da Stefanini, uma das empresas brasileira de atuação global, na area de soluções de negócios baseadas em tecnologia.

Conforme destacou o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, o iSeed será um importante componente do ecossistema de inovação da Universidade. “Essa interação com o mercado, alicerçada na sólida parceria com a Stefanini, na área de tecnologia da informação, vai permitir avançar no processo de identificação de oportunidades de transferência de conhecimento para a sociedade, por meio das empresas e da comunidade acadêmica, usando modernas abordagens que estimulam a criatividade e a inovação”, disse. Audy também lembrou da longa trajetória entre a PUCRS e a Stefanini. Em 2004, a empresa foi a primeira empresa de grande porte do centro do pais da área de TI a ingressar no Tecnopuc. Este é mais um importante projeto que se insere no contexto do posicionamento estratégico da Universidade, de inovação e desenvolvimento.

Segundo o fundador e CEO global da Stefanini, Marco Stefanini, espaços, como o iSeed, fazem parte de uma estratégia mundial para o desenvolvimento e demonstração de novas tecnologias, a partir do conceito de Design Thinking. “Cada vez mais, criamos soluções que promovam a transformação digital dentro das empresas com ferramentas eficientes, leves, flexíveis, fáceis de operar e com rápida implementação”, explicou.

laboratório, inovação, iseedEspaço de geração de ideias

Localizado no prédio 32, da Escola Politécnica, o iSeed foi criado para apresentação de tecnologias de ponta e demonstração do potencial de parceria entre a academia e o mercado. O espaço será utilizado no desenvolvimento de ideias inovadoras, que deverão aprimorar problemas do dia a dia, trazendo novas soluções para os mais diferenciados tipos de desafios. O laboratório busca a sinergia pelo fomento à pesquisa e ao empreendedorismo, incentivando a participação da comunidade acadêmica (alunos, professores, pesquisadores da PUCRS e clientes Stefanini) na elaboração de soluções para o mercado.

Com equipamentos de última geração (sensores, óculos 3D, drones), o iSeed é coordenado pelo professor da Escola Politécnica, Edson Moreno. Primeiramente, a estrutura está à disposição dos alunos da Escola e, no futuro, terá o envolvimento de estudantes de outras áreas do conhecimento.

Soluções para o mercado

Previamente, a Stefanini já desenvolve algumas soluções no iSeed. É o caso do SAGAS (Stefanini Advanced GeoIntelligence Awareness Solution), que reúne uma série de tecnologias de análises de dados e imagens, Internet das Coisas, entre outras. Como também a plataforma de inteligência cognitiva Sophie, que está em sua versão 2.5, que atende em 40 idiomas e já foi implementada em segmentos diversos como: indústria, varejo, seguradoras e governo.