PUCRS assina convênio com Universidad Técnica de Machala

21/12/2017 - 11h02
IUNC Americas 2017

Reitor da UTMACH, César Quesada Abad, assina convênio com a PUCRS

A PUCRS assinou, pela primeira vez, convênio geral e termo aditivo com a Universidad Técnica de Machala – UTMACH (Equador), para mobilidade acadêmica entre as instituições. A assinatura ocorreu durante a IUNC Americas 2017 – International Universities Networking Conference, realizada de 4 a 6 de dezembro, na Florida International University, em Miami (EUA), e contou com a presença do reitor da UTMACH, César Quesada Abad.

A IUNC Americas 2017 teve por objetivo promover a aproximação e a cooperação entre as instituições de ensino superior das Américas. A conferência contou com a participação de mais de 50 universidades, muitas da América Latina, como Equador, Colômbia, Bolívia, Panamá, Costa Rica, Paraguai e Brasil. As instituições presentes falaram de dados, práticas e informações relevantes sobre a internacionalização, bem como perspectivas futuras e tendências. A programação também promoveu reuniões de aproximação para o estabelecimento de parcerias futuras.

Representaram a PUCRS, a coordenadora administrativa da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, Sandra Becker, e os assistentes internacionais Vitor Schaurich e Otávio Porcher. Com a palestra PUCRS e Instituições de Ensino Superior estrangeiras: fortalecimento com a América Latina e acolhimento aos estudantes em mobilidade, abordaram as estratégias estabelecidas para consolidar o relacionamento com as universidades da América Latina nos próximos anos. “A conferência possibilitou buscar e estabelecer novas parcerias, fomentando ainda mais a importância da internacionalização para as universidades e o debate deste tema entre os profissionais e professores”, comenta Sandra.