Universidade promove a cultura empreendedora

Programação do Mês do Empreendedorismo está integrada a movimento global para fortalecer a temática

06/11/2017 - 16h32

Mês do Empreendedorismo PUCRS 2017Novembro reserva uma programação focada no incentivo à cultura empreendedora, que recebe o nome de Mês do Empreendedorismo PUCRS. Entre os dias 13 e 24, a Universidade promove diversas atividades, como visitas guiadas a ambientes de inovação, encontros de negócio e apresentação de startups, entre outras. Os eventos são gratuitos e abertos ao público, e integram o movimento conhecido como Semana Global do Empreendedorismo, lançado em 2007, com o objetivo de fortalecer esse comportamento, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Além do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), as ações estarão concentradas no Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da Universidade, e na Raiar – Ambiente de Desenvolvimento de Startups.

Era das conexões

De acordo com o professor Leandro Pompermaier, gerente da Raiar, “vivemos na era das conexões, e quanto maior e melhor for o nosso relacionamento no ambiente de negócios, mais chances teremos de alavancar um empreendimento”, avalia. A professora Naira Liberman, coordenadora do Idear, destaca que é difícil inovar quando o empreendedor centraliza tudo. “O mundo está em rede. Empreender é colocar a natureza humana para construir um mundo melhor. Esse é o valor das conexões”, ressalta.

Empreender é transformar

Conforme pesquisa realizada pela PUCRS e apresentada em maio deste ano, empreender é transformar uma ideia em negócio ou agir de forma inovadora sem, necessariamente, ter um negócio próprio. Dentro do universo pesquisado, os principais objetivos do estudo foram: caracterizar o cenário gaúcho; mensurar o desejo das pessoas abrirem um negócio próprio e suas motivações; identificar vantagens e problemas que os empreendedores enfrentam; comparar diferentes percepções entre os perfis atuantes no cenário gaúcho. Os resultados podem ser acessados neste link.

Destaques da programação

Oficina “Meu projeto na prática: como criar uma campanha de crowdfunding com a Catarse”

Pitch Day da PUCRS e graduação das empresas da Raiar

Empreendedores de diferentes áreas do conhecimento farão a apresentação de seus pitches (discursos rápidos) para investidores, empresários e comunidade em geral em meio a uma atmosfera inovadora e empreendedora. Food trucks e música completam o ambiente.

Durante cerca de quatro meses, os empreendedores participaram do Startup Garagem – Programa de Modelagem de Negócios da Raiar e do Torneio Empreendedor, promovido pelo Idear. Receberam mentorias nas mais diversas áreas, como gestão, comunicação e investimento, e foram avaliados por parceiros do mercado. Nesse dia, os melhores projetos serão anunciados. Também haverá a graduação das startups da Raiar que concluíram seu processo de incubação.

Programação especial Idear

• 14 de novembro
  • Das 9h às 20h30min
  • Espaço do Conhecimento Petrobras – Praça da Alfândega, em frente ao Banrisul

Visitas Guiadas ao Tecnopuc

• Durante todo o mês de novembro, o Tecnopuc receberá visitantes para conhecer o ecossistema de inovação da PUCRS. Atualmente o Parque reúne mais de 130 empresas e 6,5 mil pessoas instaladas em um ambiente conectado ao que há de mais moderno em incetivo ao empreendedorismo e à inovação. Além disso, visitantes poderão conhecer o ambiente de uma empresa selecionada para o tour. Inscrições aqui.

Conexões que Inspiram

• 24 de novembro
  • Das 9h às 12h
  • No Global Tecnopuc – prédio 97 (Torre Einstein)
  • Em sua 2ª edição, o Conexões que Inspiram, evento anual realizado em parceria entre a PUCRS e a UFRGS, promoverá um matchmaking (aproximação para fechamento de negócios) entre startups, parceiros de negócio das duas Universidades e investidores. A atividade está vinculada ao convênio de cooperação firmado em 2016 entre as duas instituições na área de empreendedorismo.

Parada Empreendedora

• 24 de novembro
  • Das 13h às 18h
  • Tecnopuc
  • O Tecnopuc irá abrir seus espaços de uso compartilhado para a realização de eventos propostos por parceiros internos e externos. As atividades inscritas serão avaliadas, selecionadas e divulgadas no site e no Facebook do Tecnopuc. Para inscrever atividades na Parada Empreendedora, basta acessar este link e preencher o formulário. As propostas podem ser inscritas até o dia 10 de novembro. A atividade busca mostrar para a sociedade a atmosfera colaborativa do Parque e promover sinergia entre empresas.