Palestra no Tecnopuc aborda inovação e oportunidades de negócio

Sandro Battisti, do centro de pesquisa italiano FBK, estará na Universidade em 5 de setembro

01/09/2017 - 15h12
Sandro Battisti,Joint Lab,Tecnopuc,Inovação

Sandro Battisti

O Tecnopuc promove no dia 5 de setembro, às 18h, palestra e debate sobre Inovação de base tecnológica e oportunidades de negócio em varejo inteligente com Sandro Battisti, gestor da FBK, parceira da Universidade, e do European Institute of Innovation and Technology (EIT Digital). Battisti abordará questões importantes como showrooming, comércio eletrônico, inovação baseada em dados e muito mais. O evento será realizado no Auditório Bill Hewlett – David Packard, térreo da torre Da Vinci – prédio 97, no Global Tecnopuc, em Porto Alegre. A entrada é franca e as vagas são limitadas à capacidade do local.

A Fondazione Bruno Kessler é uma das principais Instituições de Pesquisa Aplicada da Itália e também o primeiro Centro de Pesquisa de ICT do País. Desde 2013, o Tecnopuc e a FBK firmaram acordo bilateral de cooperação, facilitando a inserção de empresas brasileiras em território europeu, assim como a vinda de organizações italianas para o Brasil. Neste ano, a parceria foi ratificada e ampliada dando origem ao Joint Lab.

Battisti é gaúcho e graduado em Engenharia Elétrica na PUCRS. Ingressou no mundo da TI quando iniciou o doutorado no Politecnico di Milano, em 2010. Desde então, atua na área de tecnologia e inovação em reconhecidas instituições italianas e europeias.

A FBK foi o primeiro Centro de Pesquisa ICT Italiano e fica localizada na cidade de Trento, junto à área tecnológica da Universidade de Trento. A instituição conta com seis centros de pesquisa em duas grandes áreas: uma voltada a humanidades e outra com foco em ciência e tecnologia, onde está estabelecido o Joint Lab. Ao todo são mais de 400 pesquisadores envolvidos e cerca de 100 estudantes de PhD de mais de 25 países atuando em projetos.

Entre as iniciativas internacionais da PUCRS, destacam-se diversas possibilidades para alunos, professores e pesquisadores da Instituição, como o Joint Lab Tecnopuc-FBK, a mais nova oportunidade de internacionalização para a comunidade universitária. No Brasil, a coordenação do Joint Lab é do professor Eduardo Giugliani e, na Itália, o responsável é Sandro Battisti. Saiba mais na edição nº 184 da Revista PUCRS.