Programa de Voluntariado Marista recebe inscrições

Encontro de apresentação do programa ocorre no dia 9 de setembro

21/08/2017 - 09h03
Voluntariado, Centro de Pastoral e Solidariedade, Hospital São Lucas, ala infantil

Fotos: Bruno Todeschini

Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado Marista na PUCRS, promovido pelo Centro de Pastoral e Solidariedade. Elas devem ser realizadas através deste link, até o dia 1 de setembro. Podem participar alunos, professores, técnicos administrativos e diplomados da PUCRS. No dia 9 do mesmo mês, ocorre o encontro de apresentação do Voluntariado. Na ocasião, serão apresentadas as instituições onde os voluntários podem atuar, a documentação necessária e o processo do voluntariado no geral. A ida ao encontro é obrigatória para quem quer consolidar a participação no programa. Neste semestre, ele ocorre na sala 601 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), das 14h às 16h15min.

Dentre as novidades desta edição do programa estão a Comissão do Voluntariado, o novo processo de inscrição, encontros de Trocas de Experiências, microexperiências de voluntariado e o voluntariado grupal. O trabalho voluntário também conta como atividade complementar. Os certificados são emitidos a partir da prestação de 40 horas.

Cultura da solidariedade

Voluntariado, Centro de Pastoral e Solidariedade, Jorge Marcos dos Santos Leite

Jorge Marcos dos Santos Leite

Quem participa do Programa de Voluntariado Marista não espera nada em troca, mas encontra diversas recompensas ao longo do caminho. Seja auxiliando em oficinas, prestando atendimento médico ou simplesmente ouvindo histórias, os voluntários passam por experiências únicas ao doarem um pouco de tempo em benefício de outras pessoas. “Eles adquirem aprendizados significativos ao aliarem a teoria à prática, além de contribuírem para uma sociedade mais justa”, afirma Jaquelini Debastiani, agente de pastoral responsável pelo programa.

Jorge Marcos dos Santos Leite tem 40 anos. Há quatro, trabalha como vigilante da Universidade. Em maio deste ano, resolveu ingressar no Programa de Voluntariado da PUCRS. Sua missão é animar – para isso, ele criou Timtim, personagem inspirado em Charles Chaplin. O motivo da escolha foi simples: alegrar sem precisar falar. Uma vez por semana, o vigilante aproveita sua folga do trabalho para visitar o Hospital São Lucas e apresentar seu personagem aos pequenos pacientes.

Conheça esta e outras histórias, bem como as novidades desta edição do programa, na matéria Cultura da solidariedade, presente na edição 184 da Revista PUCRS.