Nova estrutura em Laboratório de Patologia Clínica do HSL

Evento ocorre no dia 4 de agosto, às 10h

03/08/2017 - 09h30
Foto: Bruno Todeschini

Foto: Bruno Todeschini

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) inaugura, no dia 4 de agosto, a nova estrutura do Laboratório de Patologia Clínica. Iniciado em 1977, desempenha papel fundamental, contribuindo no diagnóstico e prognóstico dos pacientes de todas as especialidades da Instituição. Com 655 metros quadrados, o novo espaço trará importante avanço em termos estruturais e tecnológicos, permitindo dobrar a produtividade com segurança. Atualmente, são desenvolvidos 160 mil exames por mês, atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. Entre as inovações estão uma unidade própria de Biologia Molecular e um parque tecnológico em parceria com a Ortho Clinical Diagnostics. A cerimônia de lançamento ocorrerá a partir das 10h, no 2º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 – Porto Alegre).

A unidade possui cinco grandes divisões: hematologia, bioquímica, imunologia, microbiologia e biologia molecular. Nesse novo espaço, haverá uma integração das três primeiras áreas, que passam a trabalhar integradas, alinhando-se ao que é feito nos laboratórios mais modernos. Outras novidades são a seção de triagem pré-analítica, onde são realizadas a centrifugação e a distribuição dos materiais para as áreas técnicas, assim como a ampla soroteca, para o armazenamento das amostras após sua utilização.

Uma das estratégias já implantadas para atingir a máxima precisão no diagnóstico é a utilização de química seca nos testes de bioquímica. Esse processo é considerado o mais seguro e exato, além de não ser prejudicial ao meio ambiente. O HSL, no momento, é o único entre os hospitais de Porto Alegre a utilizar essa metodologia, que não usa reagentes líquidos, mas uma pequena lâmina formada por várias camadas de reagentes sólidos e filtros que diminuem possíveis interferentes.

Inovações

O HSL passa a contar com um departamento próprio de Biologia Molecular, permitindo o atendimento mais rápido das necessidades de médicos e pacientes. Esse é um dos segmentos de diagnóstico mais exato, por realizar testes de Reação em Cadeia Polimerase (PCR) baseados na análise de DNA e RNA para o diagnóstico de patologias. Inicialmente, irá atender as especialidades médicas de Pneumologia, Oncologia e Infectologia.

As renovações não vão parar após a inauguração. Está prevista para outubro a chegada de equipamentos para a formação de um parque tecnológico em parceria com a Ortho Clinical Diagnostics, antigo braço da Johnson voltado ao diagnóstico e adquirido pelo Carlyle Group. Um módulo pré-analítico recebe as amostras e, através de um software inteligente, gerencia a sua organização e distribuição através de uma esteira que integra as máquinas.

Haverá também um módulo refrigerado que guarda os materiais (soroteca) após a finalização do procedimento analítico. “Com essa configuração na gestão da imunoquímica, temos a expectativa de fazer um número muito maior de testes por hora, mantendo a segurança e a qualidade na entrega dos resultados. Para isso, contamos com um grupo qualificado de profissionais que, junto com as suas chefias, gerenciam os algoritmos adequados para a programação dos equipamentos”, explica a coordenadora técnica e administrativa do Laboratório, Dra. Myriam Fortes Perrenoud.

A equipe é composta por especialistas, mestres e doutores. São 94 pessoas entre farmacêuticos, farmacêuticos bioquímicos, biomédicos, técnicos, enfermeira, coletadores, encarregada, assistentes e auxiliares administrativos, além da coordenadora e chefias de área. A qualificação do grupo faz a diferença e eleva o nível do trabalho entregue para a sociedade. O Laboratório de Patologia Clínica funciona diariamente.


Leia Mais Veja todas