Ex-moradores de rua visitam Museu

Projeto de alunas da Odontologia buscou promover a saúde integral

26/06/2017 - 16h02
Museu de Ciências e Tecnologia, Abrigo Bom Jesus

Fotos: Arquivo Pessoal

Vinte e uma pessoas em situação de rua que vivem no Abrigo Bom Jesus, em Porto Alegre, tiveram um dia diferente. Com a curiosidade no olhar, visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia na última semana. Foram a todos os cantos e procuraram interagir com os experimentos. Antes mesmo de entrar, um deles comentou que seu sonho era conhecer o dinossauro.

“Sentimos que foi uma experiência única na vida deles e na nossa”, conta a aluna Ana Carolina de Almeida Grando, do 9º semestre de Odontologia, que acompanhou o grupo na visita. “Foi lindo vê-los se divertindo. Muitos nunca teriam a oportunidade de fazer esse passeio. Alguns saem pouco do abrigo”, comenta a cirurgiã-dentista Marcela Obst, preceptora da Unidade de Saúde Bom Jesus.

Projeto Terapêutico Singular

morador Abrigo Bom Jesus, Museu de Ciências e Tecnologia

Ana Carolina e a colega Camilla Soares de Souza fazem a disciplina de Estágio em Saúde Coletiva, ministrada pela professora Helenita Ely. Como a proposta é realizar um trabalho que envolva a população do entorno do posto, a dupla realizou o Projeto Terapêutico Singular, buscando a promoção e a prevenção da saúde, o empoderamento dos residentes do abrigo e a responsabilização deles por sua higiene.

Uma das ideias foi proporcionar uma atividade de lazer, no caso, a ida ao Museu. “A saúde bucal é uma pequena parcela. Muitas vezes as necessidades ultrapassam a boca”, destaca Ana Carolina. A professora Karen Weigert, tutora da dupla, acompanhou a visita. Participaram ainda funcionários do abrigo. O estágio acaba em julho, mas as alunas pretendem dar subsídios para que colegas e dentistas da unidade de saúde continuem o projeto.

 

Perfil do Abrigo Bom Jesus           

Os abrigados são ex-dependentes químicos ou portadores de transtorno mental e, em geral, vítimas de abandono familiar. O perfil está mudando, com o aumento do número de mulheres, jovens e imigrantes. O local tem mais de 30 moradores.

 


Leia Mais Veja todas