Universidade recebe 7º Fórum Nacional de Museus

Evento será realizado pela primeira vez no RS

17/05/2017 - 10h30
Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT)

Foto: Bruno Todeschini / PUCRS

A PUCRS sediará o 7º Fórum Nacional de Museus, de 30 de maio a 4 de junho de 2017, no Centro de Eventos. Essa é a primeira vez que o fórum será realizado no RS. O tema será a recomendação da Unesco sobre a proteção e promoção de museus e coleções, aprovada em 2015. São esperados profissionais das mais diversas áreas ligadas a tipologia de museus, como museólogos, arquitetos, professores, historiadores, biólogos, artistas plásticos, arte educadores e indígenas.

O fórum é um espaço de discussão sobre de formação, capacitação, novas tecnologias, novas tendências, comunicação e ação educativa. A programação conta com palestras, mesas redondas, minicursos, painéis, debates e três grandes conferências com convidados internacionais. Veja o programa completo aqui. As inscrições on-line estão abertas até 26 de maio e a participação é gratuita, mediante entrega de 1 kg de alimento não perecível.

A Universidade foi escolhida para sediar o evento devido à infraestrutura oferecida para receber cerca de 1500 pessoas e pelo seu Museu de Ciências e Tecnologia (MCT). “O fórum tem por tradição uma mostra artesanal local, representando a cidade e a região, e uma feira de serviços e tecnologias voltadas a museus”, conta a coordenadora de projetos museológicos do MCT, Simone Monteiro.

Durante o período de realização do fórum, os participantes poderão conferir a exposição “Marcas da Evolução”, que inaugurou em final de março, realizada em parceria com o Great North Museum: Hancock da Newcastle University. Outras informações sobre o evento podem ser solicitadas pelos contatos [email protected] e (61) 3521-4112.