Congresso internacional de Biomecânica reúne estudantes e pesquisadores

Atividades estão ocorrendo nesta semana

10/05/2017 - 17h16
Congresso Biomecânica Abertura

Nicola A. Maffiuletti. Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Até esta quinta-feira, 11 de maio, a PUCRS recebe o 17º Congresso Brasileiro de Biomecânica, evento oficial da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB). Na abertura, na terça-feira, 9 de maio, Nicola A. Maffiuletti ministrou uma palestra sobre a contribuição do treinamento moderno de força para a reabilitação, para mais de 400 pessoas entre estudantes, pesquisadores e profissionais. Ao longo do primeiro dia de evento foram debatidos temas como a análise clínica de movimento humano e biomecânica na América do Sul.

Nesta quarta-feira, 10 de maio, o pesquisador suíço Walter Herzog, da University of Calgary, falou sobre o papel dos músculos na saúde dos ossos e articulações. Além de outras palestras, também ocorreram atividades como um workshop sobre cinemática, uma sessão sobre história da biomecânica e um momento especial para orientação em relação à área para estudantes.

Congresso Biomecânica Abertura

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

O último dia do evento, quinta-feira, 11 de maio, contará com atividades sobre avanços recentes na ligação entre o movimento e a patologia em lesões desportivas e reabilitação da dor no ombro, conciliando biomecânica e neurociência. O encerramento será também com Walter Herzog, abordando questões de mecânica muscular e propriedades musculares fabricadas no Brasil.

Saiba mais sobre a área

Em 2016, a PUCRS lançou uma especialização em Biomecânica, que tem como objetivo capacitar seus alunos a realizar avalições biomecânicas, prestar consultorias, atuar em projetos de inovação e desenvolvimento, avaliar a performance de atletas e não atletas, realizar projetos relacionados a criação de serviços em biomecânica em clubes, hospitais, clínicas e academias.