Alunos de Design criam brinquedos de papel para pediatria do HSL

Personagens serão entregues em folhas A3 para as crianças pintarem, recortarem e montarem

08/05/2017 - 08h30

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Motivar os alunos do novo curso de Design da PUCRS com atividades pedagógicas ligadas a demandas reais, promovendo uma formação não somente voltada para a prática profissional, mas com viés social e humano. Com essa proposta, cinco disciplinas lançaram o desafio para os estudantes criarem brinquedos de papel que serão doados ao setor de Pediatria do Hospital São Lucas (HSL). “A ideia é que todos os projetos tenham utilidade prática no início da graduação, ligados a causas sociais. A partir do 3º ou 4º semestre começaremos com atividades mais ligadas a empresas. É importante que eles tenham uma visão mais humana e entendam que parte da sustentabilidade está em reconhecer o próximo”, explica o coordenador Marcelo Martel.

Após conversas com o professor da Escola de Medicina e pediatra do Hospital São Lucas, Jorge Hauschild, com a professora do curso de Letras, da Escola de Humanidades, e coordenadora do projeto de contação de história na biblioteca infantil do HSL, Vera Wannmacher Pereira, com a pedagoga Juliana Pierdona, da pediatria, e com a enfermeira Geórgia, infectologista do hospital, identificou-se a necessidade de ações que ajudem a reduzir o medo e o stress das crianças internadas. “Pensamos em fazer algo no estilo paper toys, impressos em folhas A4 ou A3, para que as crianças pintem, recortem e montem com ajuda da recreação na pediatria”, conta Martel.

Amigos de papel

Os estudantes colocaram a criatividade em ação e o resultado foi além das expectativas dos professores. Personagens que associam a ideia de médico com o cuidado, que ensinam a importância de lavar a mãos, que mudam a expressão conforme o humor, que ficam doentes e ganham adesivos à medida que evoluem no tratamento e que chamam atenção para os sobre animais em extinção do Brasil são alguns exemplos.

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

A aluna Bárbara da Silva Pinto criou o “Fiapo – o sapo que bate papo”, um fantoche de dado para auxiliar as crianças na expressão dos sentimentos e na conscientização sobre higiene bucal. “A minha ideia inicial foi projetar um personagem com o qual as crianças pudessem interagir o máximo possível. Assim, surgiu a ideia de construir um fantoche que pudesse ser utilizado pelas próprias crianças, ou até pelos adultos. Podemos brincar com a ideia que ‘o sapo não lava o pé’, mas lava os dentes, e divertir os pequenos ao mesmo tempo em que aprendem”, conta Bárbara.

Para a estudante, a atividade a ajudou a desenvolver habilidades técnicas, como o uso das cores e a planificação de objetos tridimensionais, além de perceber a importância e função social do tema, através do contato com profissionais da área da saúde e educação. “Uma atividade ligada à ação social, junto com o Hospital São Lucas, mostra a abrangência de possibilidades com as quais um designer pode trabalhar.  Em minha formação profissional, contribuir com uma causa assim, engrandece não apenas o conhecimento técnico, mas também minha formação humana, como cidadã”, destaca.

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Todos os personagens e suas histórias serão entregues para a pediatria do HSL em folhas A3 com explicações sobre a montagem ainda neste semestre. A ideia é aperfeiçoar os melhores projetos como modelos para impressão e utilização sempre que necessário. Os personagens são acompanhados de instruções para sua montagem, são desmontáveis e descartáveis. “Assim a criança pode levar o seus para casa quando receber alta, para que não seja reutilizado por outros pacientes, evitando a contaminação”, aponta Martel.

Nova graduação

O curso de Design da PUCRS foi lançado para o Vestibular de Verão 2017, unindo áreas de comunicação, arquitetura e engenharia. Com duração de quatro anos, a graduação tem duas linhas de formação, Produto Comunicação, e está sendo oferecido no Vestibular de Inverno. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site vestibular.pucrs.br.

Neste ano, o Vestibular de Inverno apresenta um novo formato, com apenas um dia de aplicação e provas, em 10 de junho. Outra novidade é a possibilidade de ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com disponibilização de 50% das vagas de cada curso nesta modalidade.