Evento no Tecnopuc marca início do SingulartityU em Porto Alegre

12/04/2017 - 18h02
Singularity University lançou seu capítulo de Porto Alegre

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Singularity University, criada pela Nasa e pelo Google, lançou seu capítulo de Porto Alegre durante evento na noite desta terça-feira, 11 de abril, no auditório do Global Tecnopuc. Os temas das palestras abordaram principalmente as organizações de crescimento exponencial, como reflexão para as gestões das empresas. O assunto foi guiado pelos embaixadores locais da Singularity, Francisco Milagres e Renato Cunha, e pelo diretor do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), Rafael Prikladnicki.

Os capítulos fazem parte do projeto SingularityU Chapters, que incentiva, através de seus ex-alunos, o desenvolvimento do empreendedorismo e da tecnologia em suas regiões de origem. Não haverá uma unidade física da instituição na Capital gaúcha, mas a ideia dos embaixadores é promover eventos e debates sobre inovação para explorar novas tecnologias, descobrir oportunidades, construir soluções inéditas e empoderar agentes de mudança mais eficazes nas organizações. “Nosso grande papel é fazer a conexão do ecossistema local com todos os outros contatos da Singularity”, explicou Cunha.

O diretor do Parque defendeu durante sua apresentação o conceito da lógica da abundância, quando todos oferecem o que tem de melhor para o desenvolvimento da região. “Eu disponibilizo para o ecossistema aquilo que eu sei, sabendo que de alguma forma isso voltará para mim e todos terão mais condições para crescer. Na união de pensamentos em comum ultrapassamos do crescimento linear para o exponencial”, disse Prikladnicki. Cunha reforçou o objetivo de compartilhar as experiências. “O meu conhecimento é o teu conhecimento e o que nós pudermos compartilhar, melhor”, defendeu. Ele destacou ainda como o conceito de organizações exponenciais está presente nas tecnologias. “Conforme as tecnologias são digitalizadas elas se desenvolvem exponencialmente, se toram mais rápidas, eficientes, baratas e inteligentes”, defendeu, exemplificando a evolução dos primeiros computadores até as atuais versões de smartphones e falou sobre como as tecnologias impactam diretamente todas as profissões. Já Milagres falou sobre a missão da instituição em Porto Alegre. “Não existe mágica para gerar riqueza e progresso sem sair da nossa zona de conforto e esse é nosso objetivo”, ressaltou.

A Capital Gaúcha é a sexta unidade da instituição no Brasil e soma-se aos 60 Chapters distribuídos em 37 países. Um evento está sendo programado para o mês de outubro no Rio de Janeiro, o Singularity University Brasil Summit, que poderá credenciar o País para ter uma unidade física da instituição.