Documentário mostra a trajetória do professor Arno Lise

Especialista em aracnídeos, o docente lecionou na Universidade por mais de 50 anos

Por: Redação Ascom

16/01/2017 - 10h51
documentário Professor Aranha, com Arno Lise

Foto: Carlos Gerbase – Famecos/PUCRS

A trajetória do biólogo, naturalista e docente aposentado da Faculdade de Biociências da PUCRS Arno Antônio Lise será retratada no documentário Professor Aranha, produzido pelo Grupo de Pesquisa Estúdio Trans, ligado a Faculdade de Comunicação Social (Famecos), e pela Prana Filmes, produtora dirigida pelo cineasta e também professor da Famecos Carlos Gerbase. A obra audiovisual narrará a vida de Lise desde a infância, quando colecionava besouros no município de Canela, onde nasceu, passando pela formação em Ciências Naturais, concluída na PUCRS, até o momento em que se tornou um grande especialista em aranhas.

O homenageado lecionou na Universidade por mais de 50 anos, se aposentou em 2016 e recebeu o título de Professor Emérito pela Instituição no mesmo ano. Na PUCRS formou centenas de biólogos e iniciou uma das maiores coleções de aracnídeos do Brasil. Ele também é um grande especialista no desenho de aranhas, publicando seu trabalho em periódicos internacionais.

O documentário será composto por uma entrevista, gravada na sala do professor, no Museu de Ciências e Tecnologia (MCT), onde também foi registrada a técnica de desenho de Lise. Outras cenas mostram ele coletando materiais em Viamão, onde hoje está localizado o Tecnopuc, entre outras homenagens já realizadas. Também serão adicionadas fotos pessoais da vida do professor. O documentário deve ficar pronto em junho.


Leia Mais Veja todas