Aquiris, integrante do ecossistema de inovação da PUCRS, é adquirida pela Epic Games

Aquisição marca um dos maiores negócios da indústria de games do Brasil

26/04/2023 - 16h17

Equipe da Aquiris traz o primeiro estúdio da Epic Games para o Tecnopuc/ Foto: Reprodução

A Aquiris, um dos principais estúdios de desenvolvimento de jogos da América Latina, integrante do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), foi adquirida pela Epic Games, criadora do Fortnite. A Aquiris será a base da Epic Games Brasil, o primeiro estúdio da Epic na América Latina. 

“A Aquiris é, indiscutivelmente, uma das representações mais significativas da potência dos negócios desenvolvidos no ecossistema de inovação gaúcho. Sob a liderança dos founders que combinam um perfil empreendedor brilhante com robustez técnica do mais elevado nível internacional, a trajetória da Aquiris acompanha a construção e amadurecimento de décadas do ecossistema de inovação do RS. Mais do que representar um case de sucesso que muito nos orgulha, a Aquiris vem ao longo dos anos inspirando e impactando inúmeros talentos, posicionando nossa região junto ao mais elevado padrão de negócios da nova economia”, destaca Flávia Fiorin, gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc. 

Em 2022, a empresa americana já havia investido na desenvolvedora gaúcha para a publicação de futuros jogos. A equipe da Aquiris se unirá à Epic Games para criar conteúdo inovador e experiências sociais dentro do Fortnite. 

“Nos unir à Epic Games é uma continuação do nosso sucesso em criar jogos memoráveis, que incluem Wonderbox, Horizon Chase 2 e Looney Tunes World of Mayhem, os quais continuamos operando. Estamos muito felizes em usar nossa experiência com o uso da Unreal Engine no desenvolvimento de jogos para contribuir com o futuro do Fortnite”, destaca Mauricio Longoni, CEO da Aquiris, que será o diretor do estúdio Epic Games Brasil. 

Em 2015, o estúdio publicou o jogo de corrida Horizon Chase, onde ganhou projeção e reconhecimento mundial. Logo depois, criou os jogos Looney Tunes World of Mayhem e Wonderbox. Em 2022, a desenvolvedora lançou Horizon Chase 2, novamente conquistando enorme sucesso. Criada em 2007, a empresa conta hoje com mais de 180 funcionários em várias cidades do país. “A Aquiris esteve na vanguarda do desenvolvimento de jogos no Brasil e na América Latina, e ser parte da Epic Games dará destaque aos desenvolvedores da região para toda a indústria”, finaliza Mauricio. 

Mercado de Trabalho 

Para quem gosta de jogos digitais e pensa em se profissionalizar neste mercado, a PUCRS conta com uma especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais. 

Inscreva-se na especialização em Jogos Digitais

Sobre a Aquiris 

Fundada em 2007, a Aquiris é a premiada desenvolvedora por trás de Wonderbox, Horizon Chase e Looney Tunes World of Mayhem. Sua sede fica em Porto Alegre, Brasil, mas, na verdade, está espalhada por todo o país (e pelo mundo). Ela recebe pessoas de todos os lugares em um ambiente de trabalho híbrido, com mais de 180 talentos criando e administrando excelentes jogos. 

Sobre a Epic Games   

A Epic Games é uma empresa norte-americana fundada em 1991 pelo CEO Tim Sweeney. A empresa é sediada em Cary, na Carolina do Norte, e possui mais de 50 escritórios espalhados pelo mundo. Hoje, a Epic é uma das principais empresas de entretenimento interativo e fornecedora de tecnologia de engine 3D. A Epic opera o Fortnite, um dos maiores jogos do mundo, e tem mais de 600 milhões de contas com 5 bilhões de conexões de amizade entre Fortnite, Fall Guys, Rocket League e a Epic Games Store. A Epic também é a desenvolvedora da Unreal Engine, que dá vida aos maiores jogos do mundo e também é usada em vários setores, como cinema e televisão, arquitetura, automobilismo, produção e simulação. Com a Unreal Engine, a Epic Games Store e os Epic Online Services, a Epic Games fornece um ecossistema digital completo para criadores e desenvolvedores elaborarem, distribuírem e produzirem seus jogos e outros conteúdos. 

Sobre a Unreal Engine 

A Unreal Engine da Epic Games é a ferramenta 3D de tempo real mais aberta e avançada do mundo. Criadores nos setores de jogos, filmes, televisão, arquitetura, automobilismo, fabricação, eventos ao vivo, simulação e outros setores escolhem a Unreal para criar conteúdos inovadores, experiências interativas e mundos virtuais imersivos. 


Leia Mais Veja todas