Porto Alegre em Cena estreia com peça de Denise Fraga no Salão de Atos da PUCRS

Segunda etapa da 29ª edição do evento é realizada pela PUCRS e conta com cinco atrações no Campus da Universidade

17/03/2023 - 18h12

Ricardo Barberena, Henry Ventura, Beatriz Araújo e Maria Mariguella. / Foto: Giordano Toldo

A segunda fase da 29ª edição do Porto Alegre em Cena marca um momento significativo para a história da cidade, do Estado e do País: a retomada das atrações culturais e artísticas pós-pandemia e a recriação do Ministério da Cultura. O festival, que está prestes a completar 30 anos, estreia a sua segunda etapa com atrações de prestígio, que propõem inclusão e diversidade, além de uma programação descentralizada, que convida as pessoas a viverem a cidade de forma mais intensa e plural.  

A abertura do evento foi realizada nesta quinta-feira, dia 16, no Centro Histórico Cultural da Santa Casa (CHC), e contou com a participação dos coordenadores gerais do evento Vítor Ortiz e Denise Viana, além dos convidados Henry Ventura, secretário de Cultura de Porto Alegre, Beatriz Araújo, secretária de Estado da Cultura, Maria Mariguella, presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e Ricardo Barberena, diretor do Instituto de Cultura da PUCRS. 

“Cultura é educação. Não é possível separar. São dois braços de humanização, sensibilização e de transformação da cidadania. Hoje a cultura é algo extremamente central dentro da PUCRS, a gente tem mais de 100 ações culturais interartísticas anuais e ficamos muito felizes de estar junto, realizando esse patrimônio nacional, que é o Porto Alegre em Cena. Vivemos momentos difíceis, mas estamos de volta e voltamos mais fortes”, declarou Ricardo. 

Maria Marighella e o futuro diretor de artes cênicas, Rui Moreira, fizeram um tour pela Rua da Cultura e pela Biblioteca Irmão José Otão, onde conheceram alguns dos espaços destinados à arte e pesquisa no campus da Universidade, como o Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural. 

“A cultura é um direito que precisa ser reivindicado. Em todo lugar existe cultura – em todo beco, terreiro, viela, periferia. O que não existe, muitas vezes, são políticas públicas que façam como que essa potência retroalimente a vida das pessoas e do povo brasileiro. A vida mudou, as artes mudaram. Mas os festivais continuam sendo o modo como nós nos conectamos, como nós nos reconhecemos e nos identificamos”, destacou. 

Denise Fraga, em Eu de Você. / Foto Giordano Toldo

A estreia do festival ficou por conta do espetáculo Eu de Você, da atriz Denise Fraga, no Salão de Atos da PUCRS, que aconteceu no Salão de Atos da PUCRS, às 21h. Mais de mil pessoas deixaram seus celulares de lado para compartilhar risos, lágrimas e o silêncio do teatro, experiência que a própria atriz diz ser única, coletiva e quente.  

Leia também: Porto Alegre em Cena terá espetáculos internacionais e nacionais 

Cultura no Campus 

Além da realização do festival, a PUCRS recebe cinco apresentações no Campus: a peça Eu de você, com Denise Fraga, no Salão de Atos Irmão Norberto Rauch; Andaime (Des) Construção do Amor, na Rua da Cultura; 2068 – Máscara EnCena, O inverno do nosso descontentamento: Nosso Ricardo III, e Sopaporiki – os três no Teatro da PUCRS.  

Integram a equipe de direção artistas, jornalistas, professores, gestores, que estão responsáveis pela curadoria e montagem da programação: Adriane Azevedo, Adriane Mottola, Airton Tomazzoni, Antônio Grassi, Juliano Barros, Renato Mendonça, Ricardo Barberena e Thiago Pirajira. 

Participe do Porto Alegre em Cena  

Os espetáculos acontecem de 16 a 26 de março. Acesse a programação completa no site oficial do Porto Alegre em Cena.


Leia Mais Veja todas