Carreira e cultura italianas são abordadas em palestra

Atividade ocorreu durante International Week

Por: Jéssica Mello

15/09/2016 - 18h24
Carreira e cultura italianas são abordadas na International Week

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Duas distintas carreiras internacionais ligadas à Itália foram abordadas durante palestra da noite de quarta-feira, 14 de setembro, no International Week. O Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, falou sobre a carreira de diplomata e do papel desse profissional para a aproximação entre os países. Já o engenheiro Maico Matos dos Santos, coordenador de Qualidade da Pirelli, falou sobre a experiência de trabalhar em uma empresa italiana e da oportunidade que teve de morar no País citado.

Os palestrantes falaram sobre a importância de outro idioma e de conhecer a cultura do país de trabalho. “Quanto mais cultura tivermos, mais respeito teremos pelas diferenças”, defendeu Occhipinti. Para o cônsul, a atuação no Rio Grande do Sul é essencial pelo número de descendentes italianos no Estado. “É um capital humano que precisa ser valorizado. Acredito que a cidadania é um desses reconhecimentos, pois proporciona a disseminação da cultura, do turismo e do mercado italiano, além da troca de profissionais e pesquisadores”, disse. Sobre a carreira de diplomata, destacou que, além da função de apoiar os italianos que vivem no país e os turistas, é preciso estreitar as relações locais para a geração de negócios. “O objetivo é de buscar crescimento econômico para gerar prosperidade. Por isso, lutamos todos os dias com a burocracia”, explicou. Ele ressaltou ainda o patrimônio cultural italiano e como ele impulsiona o turismo.

Diplomado da PUCRS em Engenharia de Controle e Automação, Santos contou sobre os três anos em que trabalhou na Itália e sobre os resultados do empenho durante esse período. De acordo com ele, buscar conhecer a cultura do país de origem da empresa fez a diferença para compreender os processos e os objetivos propostos, além de manter boas relações com os colegas. “A cultura empresarial italiana tem três pontos essenciais: o espírito de competição, a vocação para o design e a representatividade do ‘made in italy’ como sinônimo de qualidade e orgulho”, contou. Ele acredita que o bairrismo no Rio Grande do Sul seja uma herança da imigração italiana, pela semelhança do “orgulho de ser e pertencer”.

O International Week segue até esta sexta-feira. 16 de setembro, com atividades no prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A programação completa está disponível no site eventos.pucrs.br/internationalweek.


Leia Mais Veja todas