Prêmio Bornancini: estudante de Design da PUCRS ganha Destaque Acadêmico do Ano

Alunos e alunas da Famecos venceram cinco categorias na premiação

23/11/2022 - 18h29

Aluna Barbara Pinto foi a vencedora da categoria Destaque Acadêmico do Ano/ Foto: Samuel Gambohan

Os alunos dos cursos de Design de Comunicação e Design de Produto da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos representaram a PUCRS no Prêmio Bornancini neste último sábado, 19 de novembro. A estudante Barbara Pinto foi o destaque da noite, vencendo a categoria de Destaque Acadêmico do Ano na premiação. Para Barbara, a dedicação e o incentivo de familiares e professores foi fundamental para a conquista.  

“É uma grande honra poder representar nosso curso nessa premiação de nível nacional e muito gratificante receber esse reconhecimento de Acadêmico de Design do Ano. São muitos anos de esforço e dedicação, participando de atividades, grupos de pesquisa, apresentações e eventos da área. Tudo isso contando sempre com o apoio e incentivo de familiares, amigos e professores, e buscando melhorar e aprender cada vez mais”, conclui.  

A Escola também foi representada pelos alunos Rodrigo Costa, Leonardo Pechansky, Fausto Rodrigues, Isabelle Zaleski, Débora Zhou, Giovana Mattos e Isadora Vaz, que levaram prêmios na noite. Confira a lista completa dos projetos: 

Acadêmico de Design do Ano 

Bárbara Pinto 

Ouro 

Design de Produto – Mobilidade – Estudante  

Mono DB01 – Motocicleta elétrica pra entregas 

Rodrigo Costa 

Bronze  

Design Digital – Jogos – Estudante 

Fahrenheit 451: Redesign de um jogo de aventura baseado em texto 

Leonardo Pechansky 

Bronze  

Design de Produto – Mobiliário – Estudante 

Camoon – Seu olá favorito e adeus mais difícil… 

Fausto Rodrigues e Isabelle Zaleski 

Bronze  

Categoria Design de Ambientes – Ambientação, Sinalização e Exposições – Estudante 

Jardim Botânico, Retrato da Natureza 

Bárbara Pinto, Débora Zhou, Giovana Mattos e Isadora Vaz 

Finalista 

Categoria Design Estratégico ou de Serviço – Estudante 

Design de Experiência: revisitando o Jardim Botânico de Porto Alegre 

Enzo Maihub, Hariná Marques, Juliana Consoli e Marina do Valle 

Finalista 

Categoria Design Estratégico ou de Serviço – Estudante 

Vena – Comunicando Caminhos 

Laura Ashley, Laura Ribas, Isabelle Zaleski, Mariana Bavaresco e Luiza Dorfman 

Finalista 

Categoria Design Gráfico – Editorial – Estudante 

O Pequeno Livro Guia sobre Capas Ilustradas 

Luísa Fantinel 

Sobre o Prêmio Bornancini 

A premiação é uma das mais relevantes da área no Brasil, e acontece desde 2006. O evento foi realizado e produzido pela Associação de Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign). A cerimônia teve transmissão ao vivo diretamente do Youtube e contou com nomes do Design nacional, como Fred Gelli – CEO na Tátil Design.  

Por que estudar Design na PUCRS?  

Além de currículos que aliam teoria à prática, o Design da PUCRS trabalha com competências e habilidades interpessoais que são fundamentais para um/a profissional da área, como saber ouvir, pensamento crítico e inovador, criatividade e senso de equipe. O curso se divide nas habilitações em Design de Comunicação e Design de Produto. 

No Design de Comunicação, os alunos aprendem a criar soluções gráficas para uma comunicação fluida entre marcas e consumidores/as, melhorando a experiência e gerando conexões, seja de forma online ou física. O curso prepara o estudante para desenvolver imagens corporativas (programação visual, logotipos, marcas, embalagens, uniformes etc.), publicações impressas ou digitais (jornais, revistas, blogs, sites) e projetos de interfaces para games e aplicativos. 

Já o curso de Design de Produto prepara os/as alunos/as para desenvolver novos produtos e equipamentos de uso cotidiano focados na experiência do/a usuário/a, na funcionalidade, na estética e na ergonomia para resultados que farão a diferença. Quem se forma nesse curso poderá trabalhar com móveis, materiais de construção civil, objetos de uso cotidiano e muito mais. 

Saiba mais sobre os cursos de Design da PUCRS


Leia Mais Veja todas