WebSummit 2022: a força das startups e da inovação nos negócios

Representantes da PUCRS estiveram em Lisboa para o evento que é o maior da Europa nas áreas de tecnologia e inovação

10/11/2022 - 18h35

Equipe da PUCRS foi à capital portuguesa para o WebSummit/ Foto: Divulgação

No início de novembro, uma equipe liderada pelo reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, participou da edição de 2022 do WebSummit, na cidade de Lisboa, em Portugal. O evento recebeu mais de 92 mil pessoas no Parque das Nações, sede da Exposição Mundial de Lisboa. O WebSummit é o maior evento em inovação e tecnologia da Europa, formando, juntamente com o SXSW de Austin, a dupla dos dois principais eventos mundiais da área. 

O grupo da PUCRS também teve a participação do Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Universidade, Jorge Audy, do Diretor do Instituto do Cérebro, Jaderson Costa, e do Líder da área de startups do Tecnopuc, Rafael Chanin. Além deles, também estavam presentes o gestor do BanriTech (parceria do Banrisul com o Tecnopuc), Tiago Abreu, o Diretor do Ideia, Eduardo Giugliani, e o professor Leandro Astarita, docente da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e vencedor da primeira edição do Programa Hangar. 

Metaverso e sustentabilidade foram temas marcantes 

Os desafios e oportunidades do metaverso, mundo virtual que é tendência atualmente, permearam as discussões das palestras da head de produto e da especialista de desenvolvimento da Meta, Naomi Gleit e Kirk Wei, respectivamente. O público também teve a oportunidade de refletir sobre criptomoedas, deep techs e denvolvimento de software com especialistas renomados nestas áreas. Temáticas como sustentabilidade, mudanças climáticas, diversidade, equidade racial e justiça social foram debatidas com a presença de Lisa Jackson, Vice-Presidente de Iniciativas Sociais e Ambientais da Apple. 

Abertura do WebSummit debateu temas de relevância mundial/ Foto: Divulgação

Os conflitos do mundo também estiveram em pauta: a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, trouxe reflexões sobre a guerra e a paz. Participaram também da abertura o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, o prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, e o ministro de Economia de Portugal, António Costa Silva.    

Na trilha de impacto e reflexões sobre as novas tecnologias e sociedade, palestrantes como Noam Chomsky, linguista e filósofo, e Barbara Fernandes, presidente da Thoughtworks, abordaram como a tecnologia e a inovação podem contribuir para um processo de desenvolvimento social mais justo no mundo. 

Grandes empresas marcaram presença nas exposições 

O evento contou com centenas de empresas e expositores. Quando o assunto é startup, foram mais de mil posições de apresentações, com destaque para as áreas de fintechs, clean energy, saúde, edtechs e sociais. Além disso, algumas startups brasileiras e gaúchas também marcaram presença, quatro delas do Tecnopuc: Instor, Payer, Akintech e Alana.AI. 

Um dos estandes mais concorridos e bem localizados foi o do Techroad, parceria que reúne as cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Florianópolis, Joinville e Curitiba, criando uma rota de inovação entre os três Estados da Região Sul do Brasil. Representantes de cada cidade lideraram os estandes, como Ricardo Sonderman, diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre, e Élvio Gianni, secretário de Desenvolvimento e Inovação de Caxias do Sul. 

Durante o evento, ocorreu uma reunião da Rede Iberoamericana de Parques Científicos e Tecnológicos, em preparação para a V Reunião de Ministros e Ministras e Altas Autoridades de Ciência, Tecnologia e Inovação da Iberoamérica, que irá ocorrer na cidade de Santiago de Compostela ainda no mês de novembro. A reunião foi liderada por Felipe Romera, do Parque Tecnológico da Andaluzia (Málaga), com participações de convidados (de forma presencial e remota) na Galicia e em Lisboa. Os temas tratados envolveram as recomendações dos gestores dos principais Parques Cientificos e Tecnológicos da América Latina, Portugal e Espanha com relação ao papel dos Parques nos processos de desenvolvimento dos territórios onde atuam, seja em distritos, cidades, estados ou países. 

Comitiva brasileira

Participação do Brasil no evento foi marcante/ Foto: Divulgação

Além da comitiva com gestores da PUCRS, estiveram presentes no evento quatro empresários de startups do Tecnopuc e do BanriTech: Leandro Dias, da Akintech, Lais César, da Alana.AI, Vinicius Bubadra, da Payer, e Luciano Eifler, da Instor. Além deles, compareceram as vencedoras dos ciclos I e II do BanriTech no Tecnopuc, além de startups do Tecnopuc Porto Alegre (Payer) e Viamão (Instor). Todos os participantes da PUCRS no evento receberam apoio financeiro de projetos e convênios no âmbito do Tecnopuc, como Petrobras, Banritech e Sebrae.   

A delegação brasileira foi a terceira maior do WebSummit, contando com mais de 400 profissionais e convidados do Sebrae nacional e das unidades estaduais, além de uma grande delegação gaúcha, liderada pelos Secretários de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, e do Rio Grande do Sul, Alsones Balestrin.  

A delegação também contou com nomes como Thiago Ribeiro, Diretor do SouthSummit Brazil e da 4All, Bruno Bastos, Presidente da Associação Gaúcha de Startups e Ricardo Sonderman, Diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre). Compareceram também o jornalista Alfredo Fedrizzi, o Pró-Reitor de Inovação e Relações Internacionais da UFRGS, Geraldo Jotz, a Ex-Presidente da Assespro RS, Aline Deparis, Bruna Travi, Fabricio Gomes e a equipe do Banritech e Banrihub do Banrisul, além de diversos empresários e gestores públicos. 

Os representantes da Aliança para a Inovação de Porto Alegre e do Pacto Alegre vinham de uma semana de imersão no ecossistema de inovação da Catalunha, na Espanha, onde foram recebidos pelo professor Josep Piqué, Diretor do Technova Barcelona e consultor do Pacto Alegre. 


Leia Mais Veja todas