Integra Pós: vivencie um dos 20 Programas de Pós-Graduação da PUCRS durante sua graduação

As inscrições para o Programa G+1 estão abertas até o dia 9 de dezembro

05/12/2022 - 14h12

Leonardo Soares de Moura, estudante de Engenharia Química/ Foto: Matheus Gomes

Antecipar créditos do mestrado e doutorado durante a graduação já é uma realidade para os participantes do  Integra Pós. O programa aproxima os/as estudantes da graduação do mestrado e doutorado com os benefícios de ter contato com pesquisadores reconhecidos em suas áreas de atuação, temáticas atuais, além de vivenciar o dia a dia da pós-graduação. Dentro do programa, o G+1 possibilita que alunos e alunas que já tenham cursado pelo menos 50% do seu curso selecionados na modalidade, finalizem o mestrado um ano após a graduação.

Interessados deverão acessar o site neste link e escolher qual o Programa de Pós-Graduação de seu interesse e ler o edital de seleção. As inscrições podem ser realizadas pelo site até o dia 9 de dezembro. Candidatos e candidatas passarão por análise de currículo e entrevista com a comissão coordenadora do programa.

O estudante de Engenharia Química, da Escola Politécnica, Leonardo Soares de Moura participa do programa desde 2021. Com a oportunidade, o aluno já realizou uma disciplina de Processos Aplicados a Produtos Naturais, ministrada em espanhol, onde pode expandir seu conhecimento sobre métodos de extração. “Estou atualmente cursando a Disciplina de Materiais Poliméricos, que é super agregadora, pois não tem no currículo pleno de Engenharia Química. Eu recomendo o programa para todos que tiverem a oportunidade”, destacou Leonardo.

Trajetórias inspiradoras

Renata Lages, estudante de Jornalismo /Foto: Matheus Gomes

Do curso de Jornalismo, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, a estudante Renata Lages pode antecipar um ano do mestrado ao cursar disciplinas do mestrado durante o seu último ano da graduação. Seu objetivo ao ingressar na graduação da PUCRS sempre foi fazer mestrado na área de Comunicação Social e o G+1 permitiu que a estudante antecipasse esse processo. “Nas disciplinas do G+1, tive a oportunidade de escrever artigos e inscrevê-los em congressos da área de comunicação e especificamente voltados ao jornalismo. Essas vivências me fizeram ter a certeza de que estou no caminho certo para a docência”, comenta a aluna.

Guilherme Schoeninger Vieira cursa Direito/ Foto: Matheus Gomes

O estudante da Escola de Direito Guilherme Schoeninger Vieira também integrou disciplinas de mestrado durante sua graduação, através do Programa G+1. O aluno pode desenvolver a pesquisa de sua dissertação, entrar em contato com pesquisadores conceituados e participar de momentos de internacionalização. Atualmente, Guilherme ingressa o Programa de Pós-Graduação em Direito para desenvolver pesquisas no tema do uso judicial do Direito Comparado, com orientação do professor Eugênio Facchini Neto. “Para todos os amigos que se interessam pela pesquisa, deixo a minha recomendação: inscrevam-se no programa G+1 e vivenciem também essa excelente oportunidade de se dedicar ao mestrado durante a graduação.”

Vitória Caroline Rodrigues, estudante do curso de Química (Licenciatura), está realizando disciplinas de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, graças ao programa G+1. A aluna pode ter aulas de mestrado e estudar educação com a abordagem da pesquisa, experiência ainda não vivida na graduação. Além disso, de acordo com Vitória, os momentos de conexão e trocas com colegas de outras áreas e com pesquisadores apresentou perspectivas importantes para seu aprendizado.

“Integrando na Pós-Graduação como aluna especial eu já participei de um congresso como mestranda, assim como posso me inserir em grupos de pesquisa e produzir em nível de pós-graduação desde já. Esta experiência está sendo muito proveitosa para mim e para meu currículo. Agradeço à PUCRS pela oportunidade e indico para todos que tenham a intenção de entrar no mundo acadêmico”, finaliza.