Como se destacar no mercado do Direito? Formação na área exige inovação e multidisciplinaridade

Para se destacar em um dos mercados mais competitivos do país, profissionais do Direito precisam desenvolver competências técnicas e humanas

21/02/2024 - 09h30

Softwares jurídicos, chatbots, assinaturas digitais – as tecnologias protagonizam a inovação e tornam mais dinâmica a atuação dos profissionais do Direito. Identificar e absorver esses recursos é fundamental. Mas, inovar em um mundo complexo exige uma transformação que vá além, que ultrapasse as fronteiras do que é tecnológico, impactando o perfil e o comportamento dos profissionais da área.

O Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. De acordo com dados da OAB Nacional, ao todo cerca de 1,3 milhão de advogados exercem regularmente a profissão, solucionando conflitos, criando ambientes favoráveis para sociedade, para os negócios, e atuando para a estabilidade legislativa. Frente a essa realidade, cada vez mais o profissional do Direito precisa atuar de forma multidisciplinar, desenvolvendo o aprendizado contínuo e se conectando com diferentes áreas de conhecimento.

“O mercado hoje precisa de profissionais atentos a todas essas transformações e necessidades, às demandas sociais, econômicas, políticas, culturais e históricas da nossa sociedade. O profissional que o mundo precisa hoje é multifacetado e consegue interligar esses saberes que estão dispostos no curso de Direito, mas também em outras ciências”, ressalta Laís Machado Lucas, professora da Escola de Direito da PUCRS.

De forma prática, a urgência por profissionais multidisciplinares se apresenta diariamente nas instituições e escritórios de advocacia. Hoje, não basta entender de Direito, é também preciso desenvolver conhecimentos nas áreas de finanças, recursos humanos, marketing, antropologia, psicologia e política, por exemplo. As demandas da sociedade são inúmeras e, de acordo com Laís, passam tanto por questões de proteção dos consumidores, dos trabalhadores e do meio ambiente; quanto por demandas de grandes empresas e organizações.

Como a PUCRS contribui para a formação desse profissional?

O Direito abre muitas portas. É uma área com uma série de possibilidades de atuação, tanto na iniciativa privada – sendo a advocacia uma das mais tradicionais – quanto em cargos públicos: magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, delegados de polícia. Apesar dessa gama de atividades, é evidente a necessidade de profissionais altamente qualificados, ágeis e flexíveis.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por PUCRS (@pucrs)

Aury Lopes Júnior, Direito

Aury Lopes Júnior, professor da Escola de Direito, reforça a importância do equilíbrio entre tradição e inovação / Foto: Giordano Toldo

Quem estuda na Escola de Direito da PUCRS tem uma experiência jurídica completa, em um ecossistema de excelência, com professores que são referência e preparam os estudantes para desenvolverem uma postura ética, crítica e humana.

Para Aury Lopes Júnior, professor da Escola de Direito da PUCRS, a Universidade proporciona aos estudantes uma experiência rica e integral. A partir de um aprendizado que vai muito além do tradicional, o estudante tem a possibilidade de circular entre as áreas de conhecimento, realizar parte do curso em reconhecidas instituições estrangeiras, e iniciar sua trajetória acadêmica e/ou sua carreira no mercado ainda durante a graduação.

“A PUCRS permite uma conjugação de dois fatores: somos uma instituição tradicional, clássica e sólida, e que, ao mesmo tempo, tem a velocidade da inovação e das novas tecnologias, proporcionando um equilíbrio para o profissional poder dar conta do mundo hiperacelerado em que vivemos, sem nunca deixar de lado o caráter humano das relações”, destaca.

Por meio de uma trajetória acadêmica flexível e customizável, estudantes que ingressam na PUCRS podem personalizar sua formação de inúmeras maneiras. A Escola de Direito proporciona práticas reais e de impacto social desde o começo do curso, com mentoria de um corpo docente de excelência, formado por profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente. É, também, o único curso do Brasil a oferecer dupla titulação com a Universidade de Parma, na Itália.

A inovação e o empreendedorismo estão presentes de forma sólida, através da interface com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Chrysna Alves Martins, hoje alumna do curso de Direito, ingressou na PUCRS com o sonho de ser juíza. No primeiro semestre, por meio de atividades multidisciplinares, percebeu que o que fazia seus olhos brilharem era o setor privado.

Chrysna Alves Martins, estudante Direito

Chrysna Alves Martins é graduada pelo curso de Direito da PUCRS / Foto: Giordano Toldo

“Participei do Tecnopuc Law, um projeto da Escola de Direito em parceria com o Parque Científico e Tecnológico da Universidade. Nessa iniciativa, nós prestamos mentoria jurídica para as startups incubadas no Tecnopuc. Essa experiência me proporcionou uma visão prática de mercado e também das minhas possibilidades de especialização após formada”, contou Chrysna com entusiasmo.

Hoje, mais da metade dos alunos estão estagiando ou trabalhando com carteira assinada, em escritórios privados ou no poder público. Paralelo a isso, o Programa de Pós-graduação em Direito atingiu nota 6 na Capes, figurando entre os melhores do País.

“Estudar na PUCRS é ingressar em um novo mundo, onde teoria e prática andam juntas. Se o aluno souber aproveitar isso, ele terá um ganho gigantesco tanto durante a graduação como depois. Ele sai um profissional com essa experiência já incorporada. É um profissional muito mais completo”, pontua Aury.

Qualificação constante 

O aprendizado contínuo é fundamental não somente para o profissional do Direito. O mundo se transforma de maneira tão veloz que se manter atualizado é um movimento natural. Durante a graduação na PUCRS, é possível escolher entre mais de 50 certificações de estudo complementares, ter contato com pesquisadores renomados e participar de pesquisas de impacto, e ainda antecipar sua pós e terminar em menos tempo. A professora Laís Machado explica que esse vínculo é possível por meio do GPG, programa que permite que os alunos cursem disciplinas de mestrado e doutorado durante a graduação.

Laís Machado Lucas, professora Direito

Laís Machado Lucas, professora da Escola de Direito, fala sobre a necessidade de profissionais multidisciplinares / Foto: Giordano Toldo

“Isso é possível para que ele possa experimentar um pouco da rotina de pesquisa e  ver como é a continuidade da vida após a graduação. Se o aluno não tiver essa pretensão,  existe uma gama de especializações e certificações à disposição. O aluno da Escola de  Direito sai com esse conhecimento aberto para que ele possa futuramente centrar nas suas  áreas de predileção”, afirma.

Por que estudar Direito hoje?

Questões relacionadas aos direitos humanos, à proteção de pessoas vulneráveis, à  economia, à política: tudo isso seria paralisado sem a existência dos profissionais do Direito.  Se não houvesse profissionais do Direito, o mundo seria muito mais desumano, muito menos solidário, com menos empatia. Profissionais efetivamente comprometidos com uma sociedade melhor têm uma contribuição fundamental para essas relações.

“O Direito nos coloca em conexão com o mundo, ele faz o nosso sentir, o nosso existir enquanto pessoas ter um propósito. O Direito nos aproxima das causas mais relevantes da sociedade e nos dá as ferramentas para a gente poder ajudar a resolvê-las”, finaliza a professora Laís Machado Lucas.

estude direito na pucrs em 2024


Leia Mais Veja todas