Pesquisadores e pesquisadoras celebram o reconhecimento da pós-graduação da PUCRS

Avaliação Quadrienal da Capes elevou o conceito de 50% dos PPGs, atingindo o melhor desempenho da história da Universidade

26/09/2022 - 17h43

Foto: Matheus Gomes

Nesta segunda-feira (26), a convite da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), docentes dos 22 Programas de Pós-Graduação (PPGs) participaram de um café da manhã especial no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. O encontro teve o objetivo de celebrar o desempenho histórico dos PPGs na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

No levantamento divulgado no mês de setembro, dos 22 programas da Universidade, 50% tiveram crescimento de conceito, colocando a Universidade com a melhor média obtida nas últimas seis avaliações, atingindo o conceito 5,95. Ao todo, 16 PPGs conquistaram excelência nacional e internacional, com notas entre 6 e 7 – conceito máximo da Capes. 

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS Carlos Eduardo Lobo e Silva celebrou o resultado e enfatizou a importância do trabalho em equipe, incluindo pesquisadores, técnicos, gestores e administração superior da Universidade.  

Para o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, o resultado alcançado reafirma o compromisso da Universidade com a excelência na pesquisa. “Esse é um pilar desta Universidade, o que se evidencia numa produção notadamente reconhecida e certificada pela liderança de rankings nacionais e internacionais. Tão importante quanto celebrar o caminho já percorrido, é fundamental reafirmar o compromisso de, enquanto comunidade científica, alcançar o futuro com integridade, ética, ousadia e dignidade”, afirmou durante o evento. 

O reitor ainda destacou o desafio de fazer ciência com racionalidade verdadeira, sem perder o fundamento humanista, deve ser preservado como condição de reflexão e autocrítica, propiciando um contínuo alinhamento com as demandas da sociedade. “Estamos num tempo em que a audácia e a criatividade são valores a serem considerados.   Ainda que desafiador o cenário, confio que nossa excelência associada à criatividade e escolhas certas, nos manterão relevantes e prósperos”, concluiu. 

Leia também: PUCRS conquista melhor desempenho da história da Universidade na Avaliação da Capes


Leia Mais Veja todas