Mobilidade elétrica: PUCRS recebe Inmetro para visita técnica e debate sobre o tema

Passagem pela Universidade teve como foco a parceria firmada para a implementação do primeiro laboratório para testes de segurança e desempenho de carros elétricos da América do Sul

27/04/2022 - 17h22

Foto: Diego Furtado

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson, acompanhado por uma comitiva, realizou visita técnica à Universidade nesta terça-feira (26). Recebida no Salão Nobre da Reitoria, pelo reitor, Ir. Evilázio Teixeira, a comitiva visitou também oito laboratórios do Campus.

O convite, feito pelos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo), é um dos desdobramentos de um acordo técnico de cooperação firmado entre a PUCRS, o Inmetro e o grupo global de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul. O acordo tem como um dos objetivos a implementação do primeiro laboratório da América do Sul para testes de segurança e desempenho de veículos elétricos, que será instalado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS em Viamão.

“Há um profundo engajamento de todos para que o Brasil detenha infraestrutura de qualidade diante de um cenário em que todos projetam amplamente a adoção de veículos elétricos pelos consumidores brasileiros”, destaca o diretor do Labelo-PUCRS, Israel Teixeira.

Produção de conhecimento e inovação

O reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, destaca que o movimento representa um importante reconhecimento da capacidade da PUCRS, da cidade de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul em produzir conhecimento de ponta e ser atrativo para investimentos inovadores. “Sediar esse projeto inovador para diferentes setores do País e produzir conhecimento, contribuindo com a sociedade em temas que são estratégicos, é um motivo de alegria e orgulho para a nossa Universidade. Sabemos o quanto a trajetória do Labelo é consolidada e receber mais um grande laboratório de impacto em nossa estrutura, no Tecnopuc Viamão, será um momento muito especial”, ressalta.

Para o presidente do Inmetro, o projeto não trata apenas de mobilidade elétrica, mas de sustentabilidade, inovação, produção de conhecimento e oportunidades.

“Tivemos oportunidade de visitar os vários laboratórios do Labelo que é um dos organismos de certificação de maior reconhecimento dentro do sistema brasileiro de avaliação da conformidade. Conhecer esses laboratórios, ver os técnicos trabalhando, ver o maquinário, o equipamento e como essa grande máquina funciona trazendo valores, certificando produtos apoiando o desenvolvimento da qualidade dentro do País foi uma excelente experiência”, afirmou Guerson.

O roteiro de visita passou pelos laboratórios de Calibração, de Eletrodomésticos, de Ensaios Metrológicos, de Alta Tecnologia, de Equipamentos Eletrônicos e de Infraestrutura, de Iluminação, de Software e de compatibilidade eletromagnética. Além disso, a comitiva seguiu para o Tecnopuc Viamão onde será instalado o E-mobility, que contará com equipamentos rastreados e calibrados, que garantam mais segurança e melhor desempenho às baterias e estações de carga dos veículos elétricos.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por PUCRS (@pucrs)