Dupla titulação: primeira tese com Universidade de Granada é defendida na Escola de Direito

Em modelo de cotutela, decano associado da Escola foi o primeiro doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS a conquistar o título

17/03/2022 - 17h22
dupla titulação

Irmão Sandro defendeu a tese “Limites da liberdade religiosa no ambiente acadêmico por organizações confessionais”/Foto: Diego Furtado

Os limites da liberdade religiosa no ambiente acadêmico foram tema de debate nesta manhã, durante a apresentação da tese do Irmão Sandro Andre Bobrzyk, decano associado da Escola de Direito da PUCRS. O evento representou um marco para a Escola de Direito, pois essa é a primeira tese defendida no modelo de cotutela e com dupla titulação no Programa de Pós-Graduação em Direito, em parceria com a Universidade de Granada (UGR), na Espanha. 

O trabalho foi orientado pelos professores Ingo Wolfgang Sarlet, da Escola de Direito da PUCRS e José María Porras Ramírez, da UGR. Já a comissão examinadora foi composta pelos professores Draiton Gonzaga de Souza, da Escola de Humanidades da PUCRS), Jayme Weingartner Neto, da Unilasalle, Rodrigo Vitorino Souza Alves, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); e as professoras Jane Reis Gonçalves Pereira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Gabrielle Bezerra Sales Sarlet, da Escola de Direito da PUCRS. 

Para o doutorando, essa é uma grande alegria, revestida de muita responsabilidade. “Estamos levando o nome da PUCRS para uma Universidade Europeia e formando parcerias. E a primeira experiência com Granada ocorrendo de forma satisfatória, avaliza a seriedade das Instituições e gera expectativas de novos convênios”, pontua Irmão Sandro.  

Também estavam presentes no evento os professores Luiz Gustavo Leão Fernandes, diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESq), Nereu José Giacomolli, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGGCRIM) e Elton Somensi de Oliveira, coordenador do curso de Direito da PUCRS, além do vice-reitor, Irmão Manuir José Mentges, que destacou a importância desse acontecimento para a Universidade.  

“A defesa dessa tese é um marco na história da PUCRS, pois amplia os horizontes de conhecimento dos alunos e alunas, impulsiona o corpo docente da Escola e reforça a intersecção dos laços culturais entre os dois países. É o início de uma jornada cada vez mais focada no nosso movimento de internacionalização”, ressalta Irmão Manuir.  

Trajetória de internacionalização e dupla titulação

O modelo de cotutela é uma iniciativa que garante ao estudante a oportunidade de ser orientado por dois professores – um da universidade de origem e outro de uma universidade no exterior. Hoje, esse formato é viabilizado a partir de convênios com universidades parceiras do exterior, onde o/a aluno/a faz parte do curso no exterior, com um orientador de lá e parte do curso aqui, com um orientador da PUCRS. Ao final do programa, o doutorando é reconhecido com os dois títulos.

Sobre o autor 

Sandro Andre Bobrzyk, é decano associado da Escola de Direito. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, é mestre em Direito e doutor na área pela PUCRS e pela Universidade de Granada (Espanha). É professor da Escola de Direito e presidente da Fundação Ir. José Otão. Atuou como coordenador Jurídico dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista e conselheiro de administração das mantenedoras Ubea, Some e Usbee. 

 


Leia Mais Veja todas