Novo Ensino Médio: estudantes do Marista Centro-Norte terão aulas interativas preparadas por professores da PUCRS

Universidade passa a oferecer disciplinas eletivas para colégios, conectando o Ensino Superior e a Educação Básica

09/02/2022 - 15h48

Novo Ensino MédioNo dia 7 de fevereiro, a PUCRS deu as boas-vindas aos estudantes do Novo Ensino Médio da Província Marista Brasil Centro-Norte. O evento de lançamento das disciplinas eletivas aconteceu em formato online e contou com a participação do vice-reitor da Universidade, Irmão Manuir Mentges; da pró-reitora Adriana Kampff; da coordenadora pedagógica do projeto, Lisandra Amaral; e da gerente pedagógica da Centro-Norte, Rose Bernardi.  

De acordo com vice-reitor, a missão da PUCRS é contribuir para formação humana e profissional, por meio do ensino, da pesquisa, da inovação e da educação continuada, favorecendo o desenvolvimento de cidadãos para a sociedade.  

“Já formamos mais de 170 mil estudantes de graduação, milhares de alunos com mestrado e doutorado e projetos de educação continuada e, nesse momento, estamos muito felizes em contar com os alunos do Novo Ensino Médio nessa nossa trajetória”, afirma Irmão Manuir. 

Em 2022, aproximadamente 2.400 estudantes da Província Marista Centro Norte serão os primeiros a ter a possibilidade de experienciar um conteúdo interativo criado pelos professores da PUCRS. O papel da PUCRS é contribuir para que os estudantes aprofundem seus conhecimentos em diferentes áreas, usufruindo da qualidade e excelência do Ensino Superior alinhados às necessidades da Educação Básica. 

Rose Bernardi, gerente pedagógica da Centro-Norte, comenta que o Novo Ensino Médio trouxe aos colégios a oportunidade de guiar os estudantes em uma nova jornada de aprendizado. “Contamos, portanto, com a PUCRS, que abraçou esse desafio e se colocou a nossa total disposição, olhando para o Ensino Médio à luz do Ensino Superior e fazendo com que nós, da Educação Básica, olhássemos para o Ensino Superior com o olhar do Ensino Médio”.  

Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio

Estudantes da Província serão os primeiros a experenciar a proposta oferecida pela PUCRS

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante no colégio de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022).  

A lei também definiu uma nova organização curricular, mais flexível, que contempla uma dimensão de formação geral básica indicado na Base Nacional Comum Curricular e uma parte diversificada, com a possibilidade de oferta itinerários formativos e disciplinas eletivas, oportunizando as possibilidades de escolha aos estudantes, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. 

A mudança tem como objetivos garantir a oferta de um ensino médio de qualidade que possa contribuir com o projeto de vida dos jovens brasileiros aproximando o ensino das demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.  

Uma nova jornada de aprendizado 

A partir desse ano, a PUCRS passa a oferecer disciplinas eletivas para colégios públicos e privados. As disciplinas ofertadas serão disponibilizadas no formato online e, entre as opções, estão Negócios Digitais, Relações étnico-raciais e políticas afirmativas, Influenciadores Digitais e Inovação em Saúde.  

O conjunto de disciplinas disponível irá atender a carga horária exigida pelo Ministério da Educação (MEC) aos colégios e são ofertadas pela PUCRS. O novo formato apresenta uma proposta curricular inovadora, com foco no protagonismo juvenil, na construção de conhecimentos relevantes, no pensamento crítico, na colaboração e na criatividade.  

“Na PUCRS temos estrutura e expertises adequadas para atender com excelência às necessidades do Novo Ensino Médio”, afirma Renata Bernardon, diretora de Educação Continuada da PUCRS. 

Os colégios que tiverem interesse em mais informações podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. 

Leia também: Etnomatemática: estudos propõem novas abordagens para o ensino da disciplina


Leia Mais Veja todas