Associação Irmão Norberto Rauch celebra um ano de atuação

Entidade tem foco em captação de recursos voltados a causas de interesse público

02/12/2021 - 11h47
associação irmão norberto rauch

Discurso do diretor-presidente, Solimar Amaro, destacou legado do Ir. Norberto Rauch./ Foto: Camila Cunha

Idealizada com o objetivo de compor um fundo de endowments voltado a causas de interesse público, Associação Irmão Norberto Rauch comemorou, na última terça-feira, 30 de novembro, as conquistas de um ano de atuação. A celebração contou com a presença do reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, do diretor-presidente da entidade, Solimar Amaro, além dos demais membros da associação, representantes da comunidade universitária e lideranças da iniciativa pública e privada.  

Durante seu discurso, Solimar relembrou a trajetória de Ir. Norberto Rauch nos seus 26 anos de reitorado, destacando sua capacidade de visão, liderança e valores. “É com muita alegria que dialogamos sobre os projetos que, por meio do fundo de endowments, poderão se tornar realidade. Desde o ano passado, a associação vem trabalhando na concepção de iniciativas que possam beneficiar a sociedade a partir de projetos ancorados na PUCRS”, pontua.  

A Associação Irmão Norberto Rauch foi fundada em novembro de 2020 e tem a finalidade de atrair pessoas interessadas em apoiar os projetos da Universidade. A partir desse fundo, a entidade tem a oportunidade de investir em ensino, pesquisa, inovação, saúde e cultura. “Essa iniciativa é muito importante porque o futuro da nossa geração passa por essa adesão e essa participação da nossa sociedade com a qual a PUCRS interage há mais de 70 anos”, pontua Jorge Audy, vice-presidente da entidade e superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS 

associação ir. norberto rauch

Evento reuniu membros da associação, representantes da comunidade universitária e lideranças da iniciativa pública e privada./Foto: Camila Cunha

O reitor Ir. Evilázio destacou em seu discurso o simbolismo de se poder celebrar esse momento de forma presencial, e refletiu sobre a missão e os desafios da instituição nos dias de hoje.  

“Uma universidade só envelhece quando os que nela atuam pensam que o que fazem é perfeito e passam a reproduzir o passado. Essa crença ficou ainda mais evidente no cenário da pandemia: novas respostas estão sendo dadas, pois, mudaram as perguntas. Agilidade, flexibilidade e criatividade se tornaram imperativas. Ainda assim, o grande desafio para uma universidade como a PUCRS continua sendo aquele de preparar os seres humanos para serem melhores pessoas e se tornarem bons profissionais”. 

Projetos desenvolvidos pela entidade 

Neste um ano de atuação, a Associação conduziu diversas ações e projetos. Conheça:  

  • Projeto Líderes do Amanhã: programa de bolsas com o compromisso com a formação dos futuros líderes da sociedade, tendo em vista nossos valores institucionais.  
  • Projeto Cultura: busca aproximar as pessoas da arte, estimular a formação integral dos alunos da PUCRS e enriquecer culturalmente toda a comunidade educativa. 
  • Projeto Cátedras: desenvolvido para aqueles que buscam transformar, colaborar e impactar o futuro por meio da ciência, pesquisa e inovação.  

Leia Mais Veja todas