Coral da PUCRS lança versão de clássico da música brasileira 

O vídeo da canção Tocando em Frente, de autoria de Almir Sater, está disponível no Youtube 

25/09/2020 - 13h51

Foto: Reprodução Youtube

A canção Tocando em Frente, de autoria de Almir Sater e Renato Teixeira, é um dos clássicos da música brasileira. Em uma visão positiva, aborda o equilíbrio, a paz e o amor, além da tranquilidade que se deve ter na vida. Com a proposta de transmitir essa mensagem, ainda mais neste período de isolamento social, a música recebeu uma nova versão do Coral da PUCRS disponível nas redes sociais, sob regência do maestro Marcio Buzatto, com arranjo para coral de Marcelo Rabello. Originalmente, foi gravada pela primeira vez pela cantora Maria Bethânia, em 1990, que ao entrar em contato com Almir Sater, na época, disse: “Essa música é minha!”. A canção também se popularizou na voz do próprio autor.

A primeira vez que o vídeo do Coral foi exibido foi durante a transmissão do prêmio Mérito Cultural 2020, ocorrido no dia 19 de agosto, concedido pela PUCRS ao ator Lima Duarte, sendo que esta é a música a favorita do artista. Com dois meses de produção do vídeo, a versão de Tocando em Frente está disponível no Youtube da Universidade, com o envolvimento de 30 coristas.

Leia TambémNo Dia Nacional do Ator, Mérito Cultural é entregue a Lima Duarte 

O processo de gravação 

O maestro recorda que a gravação foi elaborada a partir de uma guia de estudo, isso para que os coristas pudessem ter sua linha melódica exclusiva em casa para estudo e gravação posterior. “Este material serve também para que cada um possa cantar de sua casa, com acompanhamento instrumental, nos ensaios online. Isso ajuda a contornar a questão de atraso na internet e também dá suporte ao cantor com relação à sua linha melódica”, destaca.

Em seguida foram feitos ensaios online via Google Meet com os coristas, por naipes separados, ou seja, soprano, contralto, tenor e baixo. Posteriormente, os integrantes enviaram áudios para o maestro via Whatsapp para avaliar as correções e deixar a música pronta para a gravação final.

Quando todos já haviam aprendido a música, enviaram ao maestro para a gravação final, feita com o celular de cada um dos integrantes. Neste momento, o maestro reuniu os áudios finalizados, revisou e enviou ao técnico responsável pela mixagem de todo material. Confira o vídeo: 


Leia Mais Veja todas