Criada no Startup Garage, 5Marias garante descarte correto na construção civil

Projeto nasceu através de uma iniciativa do Pacto Alegre, foi modelado durante o último Startup Garage e está desenvolvendo sua plataforma na Aceleradora Ágil

04/09/2020 - 16h38
Criada no Startup Garage, 5Marias garante descarte correto na construção civil - Projeto nasceu através de uma iniciativa do Pacto Alegre, foi modelado durante o último Startup Garage e está desenvolvendo sua plataforma na Aceleradora Ágil

Equipe das 5Marias / Foto: Arquivo pessoal

Oferecer um serviço que garante a destinação correta dos resíduos descartados pelo setor da construção civil, conectando geradores, transportadores e destinos finais licenciados: este é o objetivo da startup 5Marias Projetos Sustentáveis. Idealizado por cinco mulheres, hoje sócias, o projeto está validando o seu produto viável mínimo (MVP) no mercado e já atende condomínios, pessoas físicas e pequenos e médios comércios. 

Com o propósito de desviar cada vez mais a quantidade de resíduos encaminhados aos aterros sanitários ou locais inadequados, como ruas e espaços ambientais protegidos, o trabalho da 5Marias tem o potencial de impactar a sociedade em questões como limpeza urbana, reciclagem e reaproveitamento, economia circular, sustentabilidade e preservação ambiental.  

O projeto foi idealizado em 2019, durante o Creathon do Departamento Municipal de Limpezas Urbanas (DMLU) de Porto Alegre, realizado através da iniciativa do Pacto Alegre e organizado por meio do Parque Zenit, no âmbito da Aliança para a Inovação, da qual participam UFRGSPUCRS e Unisinos. O evento de co-criação buscava soluções para focos de resíduos da cidade, e a ideia da 5Marias foi escolhida como vencedora. 

O pontapé inicial 

Na primeira edição do Startup Garage totalmente online, em 2020, a 5Marias foi selecionada para participar do Programa de Modelagem de Negócios do Tecnopuc. A troca com empreendedores/as experientes/as e o crescimento por meio de mentorias possibilitou transformar a ideia em negócio, comenta Fernanda Sequeira, publicitária e sócia da 5Marias. 

Tivemos oportunidade de ouvir diferentes experiências durante os desafios. Essa bagagem toda que se reverteu em dicas muito válidas, que com certeza fazem diferença na trajetória de quem está começando. O Startup Garage possibilita muitas trocas e abre um mundo de possibilidades e parcerias que fora dali não teríamos acesso”, destaca Fernanda. 

Sônia Fagundes, sócia responsável pela área técnica e operacional do projeto, acrescenta: “pudemos ver muita gente experiente e inovadora, dicas de como organizar melhor um negócio, as diferentes demandas da gestão e fizemos conexões com outras startups”. Já a sócia Daniely Votto, formada em Direito e mestra em Ciências Humanas pela PUCRS, conta que foi durante o Programa que elas descobriram a ferramenta mais adequada para o projeto: “chegamos à conclusão de que o aplicativo não teria a resposta que a gente queria, e sim uma plataforma, um site, que é o que nós estamos fazendo hoje” 

Sobre as cinco Marias

Criada no Startup Garage, 5Marias garante descarte correto na construção civil - Projeto nasceu através de uma iniciativa do Pacto Alegre, foi modelado durante o último Startup Garage e está desenvolvendo sua plataforma na Aceleradora Ágil

Luis Villwock, do Tecnopuc, e a equipe das 5Marias / Foto: Arquivo pessoal

Por enquanto os atendimentos acontecem via ferramenta de mensagens instantâneas. A plataforma online está sendo desenvolvida na Aceleradora Ágil, em conjunto com estudantes que participam do Programa, que é uma parceria entre a ThoughtWorks, instalada no Tecnopuc, e a PUCRS. 

Para o futuro, a startup está trabalhando na interação com grandes empresas da construção civil, fará o lançamento do site com a plataforma digital, e também está idealizando minicursos de educação ambiental, demanda que surgiu dos próprios parceiros da startup. Saiba mais sobre cada integrante: 

  • Daniely Votto, mestra em Ciências Humanas pela PUCRS. Faz a captação de recursos para a startup através de editais e o relacionamento institucional com Governo e parceiros. 
  • Edna Menegaz, engenheira agrônoma e multiplicadora do sistema B no RS. É responsável pelo atendimento e também atua na educação ambiental. 
  • Fernanda Sequeira, publicitária e especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Responsável pela comunicação e geração de conteúdos. 
  • Márcia Castro, técnica em Edificações e gestora ambiental. Atua no Comercial da startup. 
  • Sônia Fagundes, engenheira ambiental e especialista em Construções Sustentáveis. Responsável pela área técnica e operacional da 5Marias.

Leia Mais Veja todas