PUCRS doa 800 protetores faciais em parceria entre Unimed e Tecnopuc

Iniciativa integra o movimento de abrir laboratórios do Tecnopuc para soluções inovadoras que combatam a pandemia

20/08/2020 - 13h28
PUCRS doa 800 protetores faciais em parceria entre Unimed e Tecnopuc - Iniciativa integra o movimento de abrir laboratórios do Tecnopuc para soluções inovadoras que combatam a pandemia

Solimar Amaro e Jair Dacás / Foto: Divulgação

A PUCRS entregou mais de 800 protetores faciais nas últimas duas semanas para o Hospital de Porto Alegre (HPA), para o residencial Vitalis Morada Sênior e para outras instituições. A iniciativa é fruto da parceria do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) com a Unimed, que doou impressoras 3D e insumos, permitindo a fabricação de protetores desde o início da pandemia do coronavírus. 

O diretor técnico do Hospital de Porto Alegre (HPA) Jair Dacás reforça a importância de ações como essa. “Os instrumentos nos auxiliam muito no que tange ao enfrentamento da Covid-19. Nós, que estamos na linha de frente, quando somos agraciados com estes equipamentos, ficamos ainda mais motivados em seguir em frente. Seguimos nesta luta”, diz o diretor. 

Eduardo Sabbi, diretor do Residencial Vitalis Morada Seniordestaca que em meio às incertezas da pandemia, a solidariedade se torna um alicerce e demonstra a gratidão a equipe do Tecnopuc. “Torcemos fortemente para que estas e outras iniciativas não apenas se perpetuem no tempo, como contagiem outras universidades por este bem maior que é o apoio à comunidade. O mundo precisa cada vez mais de pessoas como vocês”, afirma Sabbi. 

Uma iniciativa do bem 

Os equipamentos são produzidos pelo Fablab, laboratório do Tecnopuc gerido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia). A iniciativa integra um movimento do Tecnopuc de abrir seus laboratórios (FablabCrialab e Usalab) para soluções inovadoras que combatam a Covid-19. No total, já foram entregues mais de 11 mil protetores faciais para hospitais, entidades assistenciais e de educação, e clínicas geriátricas. 

As propostas recebidas são avaliadas por uma equipe técnica que identifica a possibilidade de atendimento nos laboratórios, envolvendo o Tecnopuc e Ideia, que está ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade (Propesq). Para participar, é necessário preencher o formulário disponível aqui. A iniciativa conta com parceiros como Unimed,  Projeto GRU,  Taurus,  Still,  GrendeneSenge,  Braskem,  Laerdal Medical, BIA e  IBASE. 

Trabalho coletivo 

PUCRS doa 800 protetores faciais em parceria entre Unimed e Tecnopuc - Iniciativa integra o movimento de abrir laboratórios do Tecnopuc para soluções inovadoras que combatam a pandemia

Entrega no Residencial Vitalis / Foto: Divulgação

“Desde o início das entregas de protetores faciais, destaco o ‘olhar de gratidão’ dos guerreiros que estão na linha de frente. Nosso Tecnopuc e parceiros foram incansáveis, inclusive nos finais de semana e feriados, confeccionado os protetores sem interrupção. É gratificante participar de uma ação que gera proteção e saúde”, conta Solimar Amaro, Relações Institucionais da PUCRS e responsável pelas entregas dos protetores nas instituições. 

Eduardo Giugliani, diretor do Ideia, comenta que a parceria construída entre Unimed e PUCRS é muito significativa. “A parceria com a Unimed tem uma envergadura diferenciada. É um investimento muito robusto e a produção de protetores começa a ser mais tangível a ponto de serem realizadas entregas em mais hospitais e centros de saúde. O que mais me parece importante nessas parcerias é o reconhecimento de uma ação da Universidade num momento de crise, de uma empresa que tem claro o senso de cooperativismo, o bem comum, o apoio a causas sociais”. 

PUCRS doa 800 protetores faciais em parceria entre Unimed e Tecnopuc - Iniciativa integra o movimento de abrir laboratórios do Tecnopuc para soluções inovadoras que combatam a pandemia

Impressoras 3D / Foto: Divulgação

O Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, afirma: “A parceria com a Unimed permitiu ampliarmos ainda mais a ajuda a entidades da área de saúde, como hospitais, clínicas geriátricas e ações sociais. Neste momento crítico de crise sanitária que vivemos, parcerias como esta são fundamentais para que possamos continuar cumprindo este importante papel social junto às nossas comunidades”.

Abertura de laboratórios

A executiva do Tecnopuc e coordenadora do movimento de abertura dos laboratórios, Flávia Fiorin, destaca que até o momento mais de 100 instituições foram atendidas. “São solicitações de mais de 23 mil protetores faciais, 10 mil protetores entregues entre produção do Tecnopuc Fablab e as doações do Projeto GRU, Taurus e Sthil”, conta Flávia. 

Para participar é necessário preencher o formulário disponível aqui. 


Leia Mais Veja todas