Programa possibilita interação entre alunos e jornalistas de veículos nacionais e internacionais

“É uma lição de que no jornalismo a gente não pode temer, desistir de tentar pensando que não vai dar”, comenta o professor Fabio Canatta, coordenador do projeto

18/08/2020 - 09h50
Transmissão ao vivo da 16ª edição do Sem Estúdio

Transmissão ao vivo da 16ª edição do Sem Estúdio

Visando a produção de conteúdo de valor e a experiência proporcionada aos estudantes, a equipe de professores que coordena o Editorial J, Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos criou o Sem Estúdio. O quadro semanal de entrevista coletiva, conduzido por alunos do curso, exibiu dezesseis episódios transmitidos todas as sextas-feiras na página oficial do Editorial J no Facebook. 

Para o mundo virtual, não há distâncias

O primeiro episódio foi ao ar em 28 de abril, ainda no início do período de isolamento social. Desde lá, contou com participações de jornalistas de veículos como New York Post, Vatican News, Headline News, CNN Brasil e Rede Globo. “Isso mostra um pouco como é possível chegar nas pessoas, convidar e fazer um produto de qualidade. É uma prova clara, para eles mesmos, que tendo um propósito, trabalhando sério e mantendo uma estratégia, dá para fazer sim” comenta o professor Fabio Canatta, coordenador do Laboratório. Ele afirma que a atividade é encarada de maneira séria pelos professores e alunos que passaram por uma experiência única e, para muitosa primeira do mercado. “O Sem Estúdio mostrou, de forma prática, que sempre existe um jeito de fazer. E se tornou um dos produtos de maior sucesso que o Editorial J já produziu”, completa. 

“Um laboratório fundamental para exercitar a arte da entrevista” – Mônica Teixeira, repórter da Rede Globo.

Mônica participou do décimo sexto episódio do programa e ressalta que o uso da plataforma digital para aproximação do público, alunos e jornalistas nesse período de isolamento, foi uma excelente ideia. “Uma troca saudável para ambos os lados. De um lado, os alunos compreendem melhor a nossa rotina e os dilemas da profissão e do outro, nós paramos pra refletir sobre ela a partir das perguntas e provocações dos estudantes. Um laboratório fundamental para exercitar a arte da entrevista” acrescenta. 

Vivência partilhada

Com o objetivo de integração com outros centros de ensino, o programa recebeu estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA – Ceará), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro – Paraná), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – Minas Gerais) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Todos que, de forma integrada com os alunos da Famecos , tiveram a oportunidade de passar pela experiência. 


Leia Mais Veja todas