Famecos e Grendene promovem workshop sobre indústria criativa

Projeto reuniu estudantes para tratar de temas como moda e publicidade

Por: Redação Ascom

07/07/2016 - 14h10
Workshop Projetual Famecos Grendene

Foto: Bernardo Speck

Nesta quinta-feira, 7 de julho, ocorre o último dia do Workshop Projetual Famecos Grendene, promovido pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos), em parceria com a Grendene, empresa brasileira de fabricação de calçados. Durante três dias, 21 integrantes do Espaço Experiência, laboratório experimental da Faculdade, participaram do projeto, que busca promover o desenvolvimento de co-criação da marca Grendene. As oficinas envolvem áreas relacionadas à indústria criativa, como moda, design, publicidade, comunicação social e tecnologias.

O workshop é ministrado pela consultora de empresas nas áreas de Pesquisa de Tendências e Comportamento de Consumo Paula Visoná. As atividades também são conduzidas pelo fotógrafo e editor de mídia impressa e on-line César Kieling, que possui experiência em editoria, infografia, tecnologia educacional e divulgação científica. Kieling também é professor universitário nas áreas de História do Design e Design e Cultura na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O workshop

A proposta do workshop é demonstrar as perspectivas do Design Thinking e do Design Estratégico, métodos de resolução de problemas e concepção de projetos. Por meio de exercícios práticos, os alunos do Espaço Experiência são divididos em grupos e instigados a resolver problemáticas do cenário das marcas, além de transformar as soluções encontradas em aprendizado coletivo. A inovação de produtos, de serviços, de estratégias de comunicação e de experiências faz parte dos desafios propostos pela equipe da Grendene. Para desenvolver as atividades, os grupos utilizam metodologias e ferramentas de coleta, análise e visualização de dados.