Aulas remotas planejadas têm como força motriz a qualidade acadêmica dos professores

Seminário de Desenvolvimento Acadêmico reuniu, na edição síncrona, mais de 600 participantes em atividades de formação continuada para qualificar mediação on-line

24/07/2020 - 17h48

Professora Lucia Giraffa apresentou os principais temas envolvidos nas discussões sobre ensino remoto

O próximo dia 10 de agosto será o primeiro dia de aula do segundo semestre letivo de 2020 para a maioria dos alunos de Graduação da Universidade. Após um período de desafios e aprendizagem tanto para estudantes, quanto para os professores, em que as aulas passaram a ser ministradas de forma remota em função da pandemiainício de um novo ciclo vem sendo preparado com planejamento e dedicação para garantir um cronograma de aulas seguro, flexível e eficaz 

Seminário de Desenvolvimento Acadêmico organizado pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd), desta vez totalmente online, faz parte desse movimento e foi pensado para promover, entre os docentes, aprendizagens sobre recursos tecnológicos e metodológicos para qualificar a mediação online.  

Iniciado no dia 23 de julho, com o tema Perspectivas da Educação em Tempos de Pandemiao encontro com uma série de webinars que vão até o final do dia 24 foi também um momento de ressaltar e compartilhar estratégias e cases criados ao longo destes meses, especialmente orientados pelo Grupo de Mediação Online e pelos Núcleos de Inovação Pedagógica das escolas. Os participantes debateram sobre como promover o engajamento, como minimizar a sobrecarga cognitiva e como a avaliar o processo de aprendizagem em atividades remotas. 

Segundo o pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges, a transição do ensino presencial para o remoto vivenciada no primeiro semestre, de maneira rápida e sem sobressaltos, só foi possível devido a um efetivo trabalho de cooperação e flexibilidade do corpo docente e técnico. 

O conteúdo dos webinars está disponível para todos os colaboradores na área do Moodle, em Recursos de Mediação Online. Há ainda uma comunidade com tutoriais para metodologias e recursos tecnológicos e espaços síncronos para apoio no planejamento das aulas e utilização dos recursos, com suporte do GT de Mediação On-line e dos Núcleos de Inovação Pedagógica (NIPs).  

Aulas remotas emergenciais X EaD 

No primeiro dia de atividades a professora Lúcia Giraffa, da Escola Politécnica e líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais e Educação a Distância, ressaltou que a Universidade encerrou uma etapa de ensino síncrono remoto emergencial e agora ingressa em um período de aulas remotas planejado.  

Segundo ela, uma disciplina presencial não pode se “transformar” em disciplina a distância da noite para o dia, nem ser vista dessa forma simplesmente por estar acontecendo a distância em função das circunstâncias atuais. “Adaptar provisoriamente o ensino presencial para ensino remoto não é EaD. Não temos tutores, temos professores mestres e doutores produzindo material para o contexto de suas disciplinas que seriam ministradas presencialmente e acompanhando, de maneira personalizada, suas turmas”, comenta. 

Professora Débora Conforto apresentou case de disciplinas que foram bem avaliadas pelos estudantes

Professora Débora Conforto apresentou case de disciplinas que foram bem avaliadas pelos estudantes

A nova fase envolve uma maior organização e planejamento das disciplinas, o incentivo à autonomia discente e mediação pedagógica, avaliação em cursos remotos, além de metodologias específicas 

A tecnologia no ensino não é uma novidade. Viemos de mais de 30 anos de pesquisa aguardando que a Educação desse uma verdadeira chance para a experimentação do uso de tecnologias digitais. Isto aconteceu agora, na emergência da pandemia, e estamos experimentando, criando, adaptando, avaliando possibilidades. Tudo isso nos fortalecerá ainda mais quando for possível o retorno presencial, no contexto pós pandemia”, explica. 

Tecnologia é meio, não fim 

A PUCRS oferece aos estudantes uma infraestrutura completacom serviços e suporte para planejamento de carreira e de vida, mas o seu maior patrimônio é corpo docente. Composto por professores/as pesquisadores/as qualificados, é reconhecido no País e no mundo pelas contribuições com a ciência e as melhores práticas em suas respectivas áreas do conhecimento 

A coordenadora de Graduação Online, Debora Conforto, ressalta que o modelo pedagógico e tecnológico desenvolvido na PUCRS é centrado no perfil do estudante, mas valoriza de maneira imprescindível a qualidade acadêmica dos professores, que agora contam com uma equipe multidisciplinar de apoio para a criação das disciplinas 

“A tecnologia é sempre meio, não fim. Quem dá sentido é a mediação, é o professor. A força motriz do nosso modelo é o objetivo de aprendizagem, é aonde o professor quer chegar. Estamos buscando os melhores recursos para oferecer conteúdo digital interativo e diversidade de estratégias de mediação. Queremos que nosso estudante seja protagonista, seja ativo, isso é essencial para um pesquisador”, destaca.  

No segundo semestre, textos multimodais, vídeos de animações, objetos de aprendizagem interativos, atividades gamificadas, questionários, podcast, fóruns e cases farão cada vez mais parte da rotina de professores/as e estudantes 

Inquietudes frente ao contexto emergencial como diálogo, estrutura, autonomia, capacitação e apoio ao planejamento foram, segundo a professora Adriana Kampff, diretora de graduação, essenciais para construir planos emergenciais assertivos. “Houve muita generosidade, muita qualidade, muito apoio entre os colegas professores e isso é o que nos identifica como universidade. Estamos prontos para um semestre que inicia online e flexíveis, atentos, para seguir com formação continuada para quando for possível voltar a um modelo presencial que vai valorizar mais a interação tecnológica”, disse.   

Substituindo o discurso sobre a importância do professor por ações claras e concretas 

O perfil dos estudantes, os cenários presentes, os percursos formativos estabelecidos a partir dos currículos são elementos que desafiam a Universidade a revisitar e aprimorar suas práticasNosso objetivo é oferecer meios e ferramentas para que o professor da PUCRS faça parte de uma vanguarda na docência. Nosso projeto de inovação didático-pedagógica visa fazer com que a Universidade se constitua de movimentos constantes de formação continuada do seu quadro de docentes e do seu quadro técnico”, ressalta o pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges.   

Desde o início da pandemia a Universidade também tem superado inúmeros desafios. Entre eles o de oferecer suporte tecnológico aos discentes para acompanhamento das atividades remotas, normatizar ações e procedimentos, potencializar ainda mais as contribuições à sociedade e oferecer soluções financeiras para que seja possível manter os estudos e os planos para a carreira. 

O reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeiraabriu o Seminário com uma conversa sobre os desafios e responsabilidades de um modelo de gestão participativo que propõe responsabilidades compartilhadasAo comentar os desdobramentos que a pandemia determinou, como a necessidade de soluções rápidas, flexíveis e dinâmicas, agradeceu a todos pelo engajamento. 

Nós somos um corpo onde cada um tem um papel fundamental. A Universidade é uma comunidade de professores, estudantes e técnicos que buscam juntos melhorar e transformar o mundo desde o conhecimento. Não basta proclamarmos valores, temos de praticá-los. Por isso nossa projeção pós Covid-19 é seguir na vanguarda da Educação com excelência no ensino, na pesquisa, na inovação e na relevância local, oferecendo nosso melhor à comunidade em que estamos inseridos”, declarou.  


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