Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPG-PSC) iniciou suas atividades em 1995 com o curso de Mestrado em Pediatria. Posteriormente, em 2004, o programa foi ampliado com a abertura do curso de Doutorado, também aprovado e recomendado pela CAPES.

Nestes últimos 23 anos, o PPG-PSC consolidou seu crescimento, conquistando uma posição de destaque entre os cursos de Pós-Graduação em Pediatria de nosso País, sendo um dos 2 Programas com foco em Saúde da Criança que obteve conceito 6 nas últimas avaliações da CAPES. Este PPG-PSC formou, desde a sua criação até dezembro de 2018, 253 mestres e 93 doutores.

Objetivo Geral

O PPG-PSC tem como objetivo principal a formação de recursos humanos altamente qualificados para atuarem na docência e na pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, particularmente na área da saúde infantil.

Objetivo Específico

Promover a internacionalização do Programa;
Promover a solidariedade.

Público-Alvo

O Curso de Mestrado e Doutorado em Pediatria e Saúde da Criança é dirigido a graduandos em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Farmácia, Biologia, Biomedicina, Psicologia e Educação Física.

O Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPG-PSC) iniciou suas atividades em 1995 com o curso de Mestrado em Pediatria. Posteriormente, em 2004, o programa foi ampliado com a abertura do curso de Doutorado, também aprovado e recomendado pela CAPES, desde então tem crescido significativamente em produtividade e número de alunos

O PPG-PSC tem 12 professores permanentes, 04 professores colaboradores e aproximadamente 80 alunos de mestrado e doutorado. Na última avaliação da CAPES o curso foi bem avaliado e recebeu um conceito 6. Nossos professores disponibilizam linhas de pesquisas produtivas em áreas básicas e aplicadas relacionadas à Saúde da Criança, com produção científica de alto fator de impacto.

O PPG-PSC está baseado no complexo da área de Saúde da PUCRS apresentando interação com o Hospital São Lucas, Laboratório de Habilidades Práticas e o Instituto do Cérebro (InsCer).

O PPG-PSC tem um currículo voltado para a qualificação e formação de pesquisadores e docentes. O currículo oferece disciplinas de epidemiologia, metodologia, bioestatística, escrita de projetos e artigos, ética, revisão crítica de artigos científicos, formação docente, entre outras. Este perfil de disciplinas busca atender uma demanda de alunos de diferentes áreas de formação que passaram a matricular-se no curso além de disponibilizar uma formação qualificada dos discentes. As disciplinas obrigatórias têm foco principal em formação docente com ênfase na pesquisa seguindo um modelo de formação voltado ao fomento da pesquisa com qualidade internacional. Além das disciplinas do PPG-PSC, os alunos são incentivados a realizarem disciplinas que possam contribuir de forma específica para a sua formação em outros Programas.

Os docentes permanentes possuem envolvimento com alunos da graduação, produção cientifica expressiva e integração com grupos de pesquisa nacionais e internacionais. A mobilidade do corpo discente é bastante incentivada dentro dos projetos PDSE (doutorado sanduíche no exterior), assim com a recepção de alunos para realização de pós-doutorado.

O Programa mantém contínua avaliação interna em relação à qualidade da produção científica dos professores orientadores, à renovação de corpo docente e à reavaliação de disciplinas e linhas de pesquisa.

 

Conceito Capes: 6
Mestrado: 24 créditos
Doutorado: 36 créditos
Mestrado: mínimo de 12 e máximo de 30 meses
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses