Volta às aulas com programação intensa durante todo o mês de março

PUCRS recebe os estudantes no dia 25 de fevereiro com diversas atrações

20/02/2019 - 19h00

volta às aulasA volta às aulas, na próxima segunda-feira, 25 de fevereiro, promete uma intensa programação que se estende até o final de março. A grande novidade é a entrega do Living 360°, um prédio inovador localizado no coração do Campus. O local conta com ambientes de estudo, bem-estar e convívio aliados ao que há de mais moderno para a aplicação de metodologias de ensino ativas, e estará à disposição da comunidade acadêmica desde o primeiro dia de aula.

Os estudantes que visitarem o prédio terão a oportunidade de deixar sua marca respondendo à pergunta “O que é ser universitário? ”. As respostas auxiliarão na criação de cartazes interativos que serão expostos nos displays do ambiente durante todo o ano. Além disso, poderão contribuir com a elaboração do novo mapa ilustrado da PUCRS, que indicará de forma lúdica as atrações disponíveis no Campus. Para quem curte redes sociais, estarão disponíveis as Insta Places PUCRS, três cabines fotográficas temáticas. Quem utilizar a hashtag #pucrsliving360 em suas publicações receberá suas fotos impressas na hora.

Para descobrir as funcionalidades do prédio, os alunos poderão conversar com smartspeakers do Google Home. Instaladas em pontos estratégicos, as ferramentas interagem com o público e completam a vivência do espaço. Totens equipados com óculos de realidade virtual, localizados em diferentes áreas da Universidade, permitem aos estudantes acompanhar um tour pelo Living 360°.

2019_02_20 - SITE - Inauguração Living 360-6757

Living 360°

Confira a programação completa de volta às aulas:

  • 25/2 a 15/3 | Entrega dos Cadernos 2019
    Das 9h às 14h e das 17h30 às 21h30 no Térreo do Living 360° (Prédio 15).
  • 25/2 | Missa de abertura do ano letivo
    Segunda-feira, às 18h30, Igreja Cristo Mestre
  • 7/3 | Aula aberta com a Monja Coen
    Quinta-feira, às 18h na Rua da Cultura
  • 13/3 | Show de volta às aulas/Armandinho
     Quarta-feira, às 21h no palco da Rua da Cultura
  • 18 a 29/3 | Graffiti com Kelvin Koubik
    Durante o dia, na parede do prédio 6 do campus
  • 21/3 | Conversa sobre Teatro com Nathalia Timberg
    Quinta-feira, às 19h30, no Delfos, 7° andar da Biblioteca Central
  • 25/2 a 14/3 | Momentos de Meditação
    Na Sala de Meditação do Living 360°

Confira alguns serviços no Campus:

Página do aluno
Confira a página Sou Aluno. Lá você vai encontrar informações acadêmicas e financeiras, e segundas vias de documentos. Mais informações pela Central do Aluno no número:  (51) 3320-3588 | Fax: (51) 3320-3873 ou pelo e-mail:

grupo grande de alunos anda pelo campus no intervalo das aulas

Universitários podem usufruir dos espaços do Living 360° a partir de 25 de fevereiro. Foto: Ascom PUCR

Wi-Fi
A rede de Wi-Fi Eduroam é aberta a toda a comunidade universitária da PUCRS. Para acessá-la, basta configurar seu dispositivo conforme instruções do site, informando seu usuário de rede seguido de @pucrs.br e a senha que você utiliza no acesso à rede da Universidade.

Tire suas dúvidas
Se você precisa de informações ou orientações sobre matrícula, troca de curso, solicitação de documentos, mensalidades, financiamento estudantil ou ProUni, entre outros assuntos, a Central de Atendimento ao Aluno está aqui para ajudá-lo. Reúne os setores Acadêmico, Financeiro e ProUni. Muitos documentos acadêmicos podem ser solicitados pela página do aluno, de forma gratuita. A central fica no térreo do prédio 15 e funciona das 8h às 21h15, de segunda a sexta-feira.

Inovação e empreendedorismo
Com salas de aula e recursos pedagógicos inovadores, na lateral do prédio 15, o Idear é um espaço para inspirar a criatividade, a autonomia e o empreendedorismo. Por meio de cursos e projetos, é possível desenvolver o próprio negócio ou ter novas iniciativas no estágio ou na empresa. Fone: 3353-7754.

Um mundo de informações
Um mundo de informações ao seu alcance e espaços bacanas para estudar. O acervo da Biblioteca Central conta com mais de 1 milhão de obras, entre físicas e eletrônicas – livros, periódicos, teses, dissertações e materiais digitais, apoiados por serviços e recursos multimídia. Também oferece locais para a pesquisa e produção de trabalhos em ambientes climatizados, salas para estudos individuais e em grupo, áreas de leitura, consulta aos acervos especiais e obras raras. Máquinas de autoempréstimo e autodevolução permitem retirar e entregar livros com agilidade. Para mais informações, entre em contato: [email protected] e 3320-3544.

foto da fachada da Universidade mostra a escultura da entrada

Os espaços do Campus estarão repletos de atividades. Foto: Ascom PUCRS

Tecnopuc
O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) estimula a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa da própria Instituição estão sediados nos dois sites: em Porto Alegre e em Viamão, ambos no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Atualmente, o Tecnopuc abriga mais de 150 organizações, somando mais de 6,5 mil postos de trabalho.

Desenvolvimento de startups
Tecnopuc Startups – Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS tem como propósito estimular e operacionalizar a visão empreendedora da comunidade PUCRS. Por meio de diferentes mecanismos, apoia projetos de negócio, dando suporte em assessorias e infraestrutura, transformando-os em empreendimentos competitivos e prontos para atuarem no mercado.

Aprendizado além das fronteiras
Imagine poder escolher, dentre mais de 20 países, o seu próximo destino de estudos. Se você é aluno de graduação da PUCRS, isso é possível! O Programa de Mobilidade Acadêmica tem parceria com cerca de 90 instituições de ensino ao redor do mundo. Os editais para inscrição são divulgados no site e nas redes sociais (Facebook e Instagram). Estudantes interessados em vivenciar outras culturas, aprender novos idiomas e complementar sua formação podem entrar em contato com a Mobilidade Acadêmica pelo fone 3320-3656, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente, no prédio 1, sala 110, das 8h às 19h.

Centro de Idiomas
O Lexis – Centro de Idiomas da PUCRS oferece cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Grego, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Português, Russo ou Libras. As inscrições são abertas periodicamente por meio do portal online do Educon – Centro de Educação Continuada e na sede do Lexis, situada na sala 508 do prédio 8. O contato pode ser feito através do telefone 3320-3727 e do e-mail [email protected]

Apoio ao estudante
Os alunos contam com a área de Apoio ao Estudante, localizada no 3º andar do Living 360°. O Laboratório de Aprendizagem (LAPREN) auxilia o universitário que está enfrentando dificuldades no conteúdo das aulas. Informações pelo telefone 3353-7759 ou pelo e-mail [email protected]. O Laboratório de Ensino e Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (LEPNEE) oferece ferramentas de apoio e acompanhamento diferenciado para a rotina acadêmica. O contato pode ser feito através do telefone 3353-6036 e do e-mail [email protected]. Já no Centro de Atenção Psicossocial (CAP), estudantes encontram orientação psicológica e pedagógica para enfrentar situações e dificuldades que podem estar afetando o processo de aprendizagem. Para saber mais, contate 3320-3703 ou [email protected].

Cursos de extensão
Os estudantes podem contar com o Educon – Centro de Educação continuada para aprimorar conhecimentos em temas de seu interesse. O programa oferece diversos cursos de extensão em todas as áreas. As matrículas acontecem durante o ano, através do site http://educon.pucrs.br de acordo com o calendário de cursos e a disponibilidade de vagas. Mais informações pelo telefone 3320-3727 ou pelo e-mail  [email protected].

Academia, natação e muito mais
O Parque Esportivo da PUCRS fica no prédio 81, oferece ampla estrutura e muitas opções de atividades físicas. Além da academia com aulas de modalidades variadas, você encontra a escola de natação e a possibilidade de locar quadras esportivas.

 

 


Leia Mais Veja todas