Universidades criam Aliança para Inovação em Porto Alegre

PUCRS, UFRGS e Unisinos querem tornar a capital uma referência na área

04/04/2018 - 08h53
porto alegre, aliança, inovação

Foto: Gilberto Simon

Na próxima segunda-feira, 9 de abril, as três maiores Universidades da capital gaúcha, PUCRS, UFRGS e Unisinos, lançam a Aliança para Inovação de Porto Alegre. A articulação entre as universidades visa potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da cidade.

A ação tem como foco transformar a cidade de Porto Alegre em uma referência na área de inovação e empreendedorismo no País, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento social e econômico. Transformar a cidade em um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startups, atrair novos investimentos e reter talentos no ecossistema de inovação da capital são alguns dos resultados esperados. Também projeta-se avançar em ações estruturantes da cidade, como a viabilização de espaços urbanos adequados e com incentivos direcionados à atração de empreendimentos inovadores e novos investimentos, com modernos espaços para viver, morar e trabalhar.

O evento de lançamento será realizado na Reitoria da UFRGS e contará com a participação de Josep Piquè, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP), e um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22, que transformou a cidade em uma referência na área de smart cities e distritos de inovação no mundo, atuando também como consultor internacional de importantes projetos de revitalização urbana baseados na inovação, como os de Medellin (Colômbia) e de Santa Catarina.

Segundo o Reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, “essa Aliança está alinhada ao posicionamento estratégico da Universidade: inovação e desenvolvimento. Além disso, a articulação entre as Universidades abre perspectivas positivas de crescimento e de melhoria da qualidade de vida em nossa cidade”.

O Reitor da Unisinos, Marcelo de Aquino, complementa dizendo que as Universidades são parceiras dessa Aliança de transformação de Porto Alegre pela inovação tecnológica “porque esse é o jeito das três instituições de servir a coletividade humana: transformar os espaços de convivência pública em áreas de realizações pacíficas de nossos sonhos e possibilidades”.

Para o Reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, Porto Alegre necessita urgentemente tornar-se em um centro de produção de conhecimento, tecnologia e inovação gerando modelos de desenvolvimento, dando oportunidades de trabalho e oferecendo melhor qualidade de vida para a sua população.  “A Aliança entre as três Universidades é uma convergência de potencialidades complementares e aditivas essencial para que se alcance esses objetivos em parceria com a sociedade e os governos”, completa.