Trabalho de pesquisadores da Universidade é premiado na Tailândia

04/07/2016 - 16h11
4ª Conferência Internacional sobre Avanços em Computação, Controle e Redes

Foto: Arquivo pessoal

O artigo Hardware Dedicado para Detecção de Ataques de Hackers à Segurança de Sistemas de Computação, dos professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da PUCRS (PPGEE) Fabian Vargas e Letícia Bolzani Poehls, e do aluno do PPGEE Raphael Segabinazzi Ferreira, recebeu o prêmio de melhor trabalho na 4ª Conferência Internacional sobre Avanços em Computação, Controle e Redes. O evento ocorreu em Bangkok, na Tailândia. O trabalho foi realizado no Laboratório de Excelência em Eletrônica, Automação e Sistemas Embarcados de Alta Confiabilidade da Feng.

Segundo Vargas, é possível observar com frequência notícias de que computadores pessoais ou de grandes empresas e governos são alvos de ataques cibernéticos. O objetivo dessas invasões, explica, é corromper o funcionamento das máquinas ou roubar dados importantes (informações bancárias, por exemplo). “A pesquisa, neste cenário, resultou no desenvolvimento de um hardware conectado a placa-mãe do computador, cujo objetivo é a detecção e prevenção em tempo real de ataques de hackers que degradam a segurança de computadores”, explica.