Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Tecnopuc inaugura laboratório de usabilidade de produtos para a saúde

O ambiente é o primeiro da região Sul do Brasil

17/12/2018 - 17h56
Tecnopuc USALab, Laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde, tecnopuc

Laboratório será um dos alicerces da ação da área do Tecnopuc Startups / Foto: Bruno Todeschini

Nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, foi inaugurado o primeiro Laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc USALab). O projeto, viabilizado a partir do Edital 04/2015, obtido junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDECT/RS), integra a estratégia do Parque de oferecer ambientes diferenciados para os parceiros, tanto empresariais, como da comunidade acadêmica. A iniciativa contou com investimento financeiro de R$ 2,1 milhões.

Entre os equipamentos disponíveis no UsaLab estão uma plataforma de simulação em saúde – Sim Man – equipamento monitorizado, controlado, conectado à plataforma digital; aparelhos de anestesia; monitores multiparamétricos; desfibriladores, entre outros. E serão disponibilizados serviços de desenvolvimento de equipamentos para a saúde; capacitação e treinamento de profissionais; simulação realística para cenários cotidianos e adversos; campo para pesquisa e investigação; ambiente em telessaúde, com ênfase em telerradiologia e telecografia, com armazenamento e distribuição e imagens de ensaios remotos.

Tecnopuc USALab, Laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde, tecnopuc

Plataforma de simulação em saúde – Sim Man / Foto: Bruno Todeschini

De acordo com o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, o laboratório será um dos alicerces da ação da área do Tecnopuc Startups voltada para a geração de novos empreendimentos e spin-offs (derivagens) com foco em saúde, como engenharia biomédica, medicina e enfermagem.

“Nossa expectativa com a inauguração do UsaLab é posicionar o Tecnopuc como um ator relevante na área da saúde, no ecossistema de inovação gaúcho, oferecendo acesso a um laboratório de alta tecnologia e único na região Sul do País”, destaca Audy.

 

Qualificação do ecossistema

Esse é o segundo laboratório do Tecnopuc inaugurado nos últimos cinco anos. Em 2016, foram iniciadas as atividades do Tecnopuc FabLab, recentemente certificado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que tem como objetivo atender às demandas de inovação e geração de protótipos em áreas tecnológicas como engenharia, arquitetura, design, entre outras. Tanto o FabLab como o UsaLab são gerenciados pelo Ideia – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – da PUCRS.

Segundo o diretor do Ideia, Eduardo Giugliani, ambos os espaços contam com todo o suporte da equipe do Centro, formada por técnicos especializados e por um time interdisciplinar de professores e pesquisadores da Universidade. “Nosso capital humano altamente capacitado qualifica ainda mais esses ambientes, projetados para potencializar iniciativas de inovação e desenvolvimento do Parque”, complementa Giugliani.

Para utilizar os serviços dos laboratórios e obter mais informações, basta acessar a plataforma digital do Ideia.