Tecnopuc Experience reúne mais de 4 mil pessoas em dia de inovação e empreendedorismo

Evento foi palco de lançamentos importantes na área

11/10/2019 - 17h15
tecnopuc experience

Foto: Camila Cunha

O Tecnopuc Experience, evento que reuniu mais de 140 atividades simultâneas sobre empreendedorismo e inovação, movimentou mais de 4 mil pessoas no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) nesta quinta-feira, 10 de outubro. Além dos workshops e talks abertos ao público, o evento contou com lounge de negócios, feira de rua, espaço para relaxamento e bem-estar, praça de alimentação, show ao vivo e atrações culturais. Com patrocínio oficial de Getnet, Thoughtworks, SouthSystem, DB Server, 4all e Grupo RPH, todas instaladas no Parque, foram realizadas diversas ativações, que mobilizaram o ecossistema de empreendedorismo e inovação da PUCRS e de Porto Alegre, consolidando o evento no calendário de festivais de inovação da cidade.

Para o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, o Experience é a concretização de uma crença que existe desde a inauguração do Parque: “O Experience é um momento de consolidação das conexões que temos entre ecossistema e sociedade, de relacionamento e de colaboração, construído a partir de tudo o que acreditamos que possa transformar a região em que vivemos”, completa.

BioHub
No final da manhã, empresários, investidores, startups, representantes de órgãos públicos municipais e estaduais reuniram-se para o lançamento do BioHub PUCRS. O projeto, caracterizado como um hub de inovação, tem o propósito de gerar soluções e negócios inovadores voltados à saúde e ciências da vida.

tecnopuc experience

Foto: Camila Cunha

Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, lembra que a expectativa com o Biohub, é agregar mais capacidade e realizar todo potencial da cidade na área de saúde: “Somos um polo importantíssimo e precisamos atuar de forma mais significativa. Vamos construir juntos uma nova saúde em prol da população de Porto Alegre”, afirmou. O BioHub se configura num ecossistema único no país, formado por mais de 80 laboratórios, 100 grupos de pesquisa, as Escolas da PUCRS, o Hospital São Lucas da PUCRS, um dos principais hospitais do Estado, o Tecnopuc, um dos melhores Parque Científicos e Tecnológicos da América Latina, com mais de 170 empresas, entre elas mais de 20 são da área da saúde, e o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), espaço que associa tecnologia de ponta e pesquisa aplicada em neurologia, com um time de neurocientistas renomados mundialmente.

Track Startup
Track Startup, outra iniciativa da PUCRS lançada no evento, busca auxiliar estudantes a organizar e desenvolver o empreendedorismo através de um negócio inovador, entregando valor para a sociedade. A novidade oferece ações em quatro dimensões: disciplinas cursadas, programas, eventos e atendimento personalizado. O diferencial fica por conta da metodologia que avalia o nível de maturidade de cada proposta e orienta os estudantes conduzindo os “embriões empresariais” às áreas e projetos da universidade que melhor auxiliem seu desenvolvimento.

A executiva do Tecnopuc, Flávia Fiorin, responsável pela conexão com as escolas da Universidade, acredita que o projeto é a oportunidade de uma experiência empreendedora completa no ecossistema de inovação da PUCRS, que vai da sala de aula ao parque tecnológico: “Nós queremos aproximar os alunos desse meio de empreender e inovar desde as disciplinas cursadas. Um ambiente novo onde precisamos orientar os alunos e direcionar esforços na construção da ideia. ”

INOVA RS
O Tecnopuc Experience também foi palco do lançamento do Inova.RS, programa da Secretaria de Inovação do Governo do Rio Grande do Sul na região Metropolitana e Litoral Norte. O Inova.RS é um pacto pela inovação em nível estadual com o objetivo de articular governo, universidades, empresas e sociedades em oito regiões. O evento contou com a participação do governador do Estado, Eduardo Leite.