Secretaria do Ambiente lança programa de voluntariado com apoio da PUCRS

Evento no Palácio Piratini formalizou iniciativa que une Sema e Consórcio das Universidades Comunitárias

14/09/2018 - 19h38
palacio piratini,meio ambiente,voluntariado,sema

Foto: Juliana Baratojo – Especial/Palácio Piratini

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) lançou na sexta-feira, 14 de setembro, o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (UCs), em evento no Palácio Piratini. A PUCRS teve papel fundamental na elaboração da portaria que propõe articular a oferta e a demanda de voluntários para atuar nas 23 UCs do Rio Grande do Sul, para promover o intercâmbio de experiências, potencializar a formação técnica e científica de cidadãos interessados na questão ambiental. Na oportunidade, foi assinado um protocolo de intenções envolvendo a Sema, a Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e o Consórcio das Universidades Comunitárias do RS (Comung) para viabilizar o programa, que tem a Portaria 121/2018 publicada no Diário Oficial do Estado.

No início de 2018, a Sema manifestou interesse em fazer parceria com a PUCRS para atuar com voluntariado em unidades de conservação (UCs), que representam uma porção de território, legalmente instituída pelo poder público e protegida por leis, onde se busca a preservação de características naturais relevantes. A aproximação entre o Governo do RS e a Universidade foi estabelecida pela Assessoria de Cooperação Internacional da PUCRS, que acionou o Centro de Pastoral e Solidariedade. A partir deste ponto, a Pastoral apresentou sua proposta de voluntariado, por meio da Rede Solidariedade, que serviu de modelo para o programa recém-lançado.

Consultoria técnica da Universidade

O envolvimento da PUCRS se deu por três vias. Inicialmente, a partir da capacitação no primeiro semestre para coordenadores das UCs, ocorrida no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, ministrada pela agente de pastoral Jaquelini Alves Debastiani, responsável pelo programa de voluntariado, e por Silvia Zuffo, responsável pelo projeto da Rede Solidariedade. Na sequência, foi articulada a aproximação com o Comung, para que mais universidades pudessem ser integradas à ação. Por fim, houve participação na elaboração da Portaria 121/2018, com consultoria técnica e compartilhamento de experiências ao longo dos últimos meses em reuniões no Campus com os servidores da Sema.

Atualmente, está em análise uma parceria da Secretaria diretamente com a PUCRS, num convênio que pode ser firmado em breve. A proposta é proporcionar a estudantes estrangeiros em mobilidade acadêmica a oportunidade de atuarem em atividades voluntárias voltadas à preservação ambiental. Para saber mais informações sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (UCs), acesse a notícia publicada o site do Governo do Estado RS.