PUCRS Recitais apresenta espanhol José Luis Nieto, com obra de Isaac Albeniz

Espetáculo gratuito e aberto ao público ocorre na Igreja Cristo Mestre, nesta quinta-feira

25/09/2019 - 10h10
jose_luis_nieto,recitais

Foto: Divulgação

Em sua 3ª edição de 2019, o PUCRS Recitais recebe, no dia 26 de setembro, o pianista espanhol José Luís Nieto para a apresentação do recital Suite Iberia, de Isaac Albéniz. A obra, apesar de ter sido criado na França, traz elementos da Espanha de Albéniz. O evento, que tem entrada gratuita, é uma parceria do Instituto de Cultura com a Universidade Europeia do Atlântico e acontece na Igreja Universitária Cristo Mestre, a partir das 20h.

Isaac Albéniz (1860 – 1909) foi um importante pianista espanhol. Recebeu elogios e orientações de Liszt, em Weimar, e estudou com Paul Dukas, em Paris. Em seu concerto mais famoso, Suite Iberia, ele demonstra, nas doze peças, o amor pelas suas raízes espanholas, unindo a música popular ibérica com sua experiência e estudo no piano.

Sobre José Luís Nieto

Depois de se formar no Conservatório Real Superior de Música de Madri, José Luis Nieto mudou-se para Moscou, onde se formou no Conservatório Tchaikowsky, sob a tutela de Mikhail Voskressensky. Mais tarde, fez doutorado em piano sob a direção do reconhecido Victor Merzhanov. Isso contribuiu para Nieto realizar uma intensa agenda de concertos, revelando-se um dos pianistas espanhóis mais importantes da nova geração.

O pianista tocou em diversos locais da Europa, principalmente na Rússia, participando de orquestras filarmônicas. Foi convidado para apresentações no Festival Internacional Piano Forum, em Donetsk (Ucrânia); na Real Academia de Espanha, em Roma (Itália); na Embaixada da Espanha, em Estocolmo (Suécia); no Instituto Cervantes, em Dublin (Irlanda); no West Road Concert Hall de Cambridge (Inglaterra). Na América, teve concertos na Fordhan University de Nova York, Instituto Cervantes de Nova York, Albuquerque e Chicago, Centro Cultural da Espanha, em Miami, o Latino Festival Chicago Composers, em Los Angeles, entre muitos outros.