Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

PUCRS lança novo modelo de Vestibular de Inverno

Prova terá mudança no formato e serão reservadas 50% das vagas para ingresso via Enem

27/04/2017 - 15h54

Banner novo Vestibular de Inverno (907x500)A edição de 2017 do Vestibular de Inverno da PUCRS, que começa a receber inscrições a partir da próxima terça-feira, 2 de maio, terá mudanças que ampliam o acesso e qualificam o processo seletivo. Uma das principais alterações é a possibilidade de ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que a Universidade disponibilizará 50% das vagas de cada curso oferecido no inverno para ingresso com a nota do Exame.

Os estudantes poderão concorrer utilizando a pontuação obtida em uma das três últimas edições (2014, 2015 ou 2016), além das provas do vestibular da PUCRS. No caso de se inscreverem pelas duas modalidades – provas do vestibular e aproveitamento do desempenho no Enem – o melhor resultado irá valer para fins de classificação.

“Com esse novo modelo, a PUCRS quer ampliar e flexibilizar as oportunidades de acesso, além de adequar o processo de seleção às circunstâncias sócio-históricas atuais” explica a diretora acadêmico-administrativa da Pró-Reitoria Acadêmica (Proacad), Ana Benso. O valor das inscrições também será diferenciado: R$ 100,00 para quem optar por realizar a prova, e R$ 30,00 para quem utilizar apenas a nota do Enem.

 

Composição das provas

A outra mudança diz respeito à composição das provas. Pela primeira vez, o vestibular ocorrerá em único dia – no sábado, 10 de junho. Em relação aos conteúdos, a proposta privilegia a interdisciplinaridade, aproximando-se dos modelos contemporâneos de avaliação, e valoriza a formação humanista dos candidatos.

 

Serão duas provas:

Prova de Redação: com peso de 1,5
Prova objetiva:

• 10 questões de História e Geografia (peso 2),
• 10 questões de Matemática (peso 3),
• 10 questões de Língua Estrangeira (peso 1,5)
• 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura (peso 2).

 

vestibular_inverno_newsO objetivo desse novo modelo é valorizar a expressão escrita, a capacidade de análise e interpretação de textos, o raciocínio lógico e a compreensão de fenômenos históricos, ambientais e sociais, explorando a interface entre os conhecimentos. As disciplinas de Química, Física e Biologia se mantêm para o vestibular de verão e as provas também irão privilegiar a conexão entre as áreas.

A nova configuração do Vestibular de Inverno aumenta a possibilidade de participação de alunos do interior do Estado ou mesmo de outras regiões do País, que não necessariamente precisam comparecer à Universidade para prestar prova, caso optem pelas modalidades que preveem o aproveitamento dos resultados do Enem.

 

Vestibular de Verão

Vestibular de Verão 01No concurso de verão, conhecimentos de Química, Física e Biologia também serão contemplados. O novo formato do Vestibular de Verão será anunciado até agosto, mas os conteúdos programáticos de todas as disciplinas serão mantidos. “Cada vestibular é sempre um novo processo, que precisa ser constantemente avaliado e validado. Por essa razão, não pode ser estático e deve acompanhar as mudanças que acontecem na educação e na sociedade. Isso reflete nossa preocupação com a qualidade e a excelência dos nossos processos seletivos”, destaca a assessora da Proacad Jocelyne da Cunha Bocchese.

 

Compreenda as mudanças

Para realizar a prova em um único dia no Vestibular de Inverno, demanda solicitada há muitos anos pelos vestibulandos, sobretudo do interior do Estado, era necessário reduzir o número de questões. Segundo Jocelyne, a decisão pedagógica foi tomada com base em estudos que mostraram que, ao abordar todas as áreas do conhecimento tradicionalmente avaliadas em uma única prova objetiva com 40 questões, a fidedignidade do instrumento seria prejudicada. Assim, neste momento, optou-se por dar ênfase aos conhecimentos da área humanista, avaliando o raciocino lógico e as habilidades de leitura, de escrita, de análise e de síntese, requisitos fundamentais para o ingresso no Ensino Superior.

Além disso, a Universidade apostou em uma mudança gradual, acompanhando a reestruturação acadêmica, que se encontra em processo de transformação das 22 Faculdades em oito Escolas. “Já temos a Escola de Humanidades implementada, o que contribuiu para anteciparmos a mudança da prova nessa área especificamente.  É justamente por valorizar as áreas de Física, Química e Biologia que estamos investindo em estudos para trabalhar esses conteúdos de forma interdisciplinar no Vestibular de Verão”, ressalta.

Infográfico - Mudanças no Vestibular de Inverno 2017

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas