Professor da Universidade de Lisboa ministra aula no Pós PUCRS Online

Referência em psicologia da educação, António Nóvoa foi recebido na Reitoria

21/08/2018 - 17h39
reitoria, visita, antónio nóvoa, educação, história, contemporaneidade, portugal, lisboa, internacionalização, internacionalização

Foto: Camila Cunha

Um dos principais pensadores da Educação Contemporânea e professor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa esteve na PUCRS em 20 de agosto para ministrar uma aula no curso A Moderna Educação, do Pós PUCRS Online. Representante de Portugal na Unesco, Nóvoa foi recebido pelo reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, e pelo vice-reitor, Jaderson Costa da Costa.

Na disciplina Projetos em Educação, o docente convidado debateu a formação de professores e destacou a importância de compreender a racionalidade profissional do trabalho. Nóvoa defende a concentração de esforços no desenvolvimento de ambientes inovadores e colaborativos, com acompanhamento e supervisão do trabalho educativo, baseado em reflexões e pesquisas permanentes, a fim de ampliar a legitimidade da prática profissional do professor. “É preciso reconhecer a dimensão universitária da formação do professor tal como ocorre em outras áreas do conhecimento, em contraposição à perspectiva reducionista do trabalho docente como meramente missionário e vocacional”, destaca.

Sobre António Nóvoa

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e em História Moderna e Contemporânea pela Paris-Sorbonne, António Nóvoa é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma instituição. Suas investigações abordam história e psicologia da educação, educação comparada e formação de professores. Autor de mais de 200 trabalhos científicos na área de História e Educação, é ainda professor convidado em Colúmbia (Estados Unidos), Oxford (Inglaterra) e Paris 5 (França), além de colecionar condecorações, como a da Ordem do Rio Branco, do Brasil.