Prêmio Jovem Cientista 2018 está com inscrições abertas

Submissão de trabalhos pode ser efetuada até o dia 31 de julho

07/05/2018 - 12h23

2018_05_07_premio_jovem_cientista_2(907x520)Estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições de trabalhos para o Prêmio Jovem Cientista 2018, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em sua 29ª edição, a premiação tem como tema Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social, e apresenta três categorias: Mestre e doutor, estudante do Ensino Superior e estudante do Ensino Médio. A inscrição e a submissão dos trabalhos científicos são feitas individualmente e, nas categorias de Mestres e doutores e de estudantes do Ensino Superior, devem ser realizadas exclusivamente no site do Prêmio.

Os resultados serão divulgados em novembro de 2018, em uma coletiva de imprensa realizada em Brasília (DF) e também publicados no site. O Prêmio será entregue até dezembro de 2018, em cerimônia no Palácio do Planalto, e os três melhores de cada categoria serão agraciados com bolsas de estudo do CNPq, no valor total correspondente a R$ 775 mil. Mais informações sobre o regulamento para envio de trabalhos e o Prêmio Jovem Cientista 2018 podem ser obtidas neste link.

izete zanesco, adriano moehlecke, energia solar, células fotovoltaicas, módulos fotovoltaicos

Izete Zanesco e Adriano Moehlecke, coordenadores do NT-Solar Foto: Bruno Todeschini

Um vencedor na PUCRS

Em 2002 o professor da Escola de Ciências e coordenador do Núcleo Tecnológico de Energia Solar da PUCRS(NT-Solar), Adriano Moehlecke, conquistou o primeiro lugar na categoria graduado, com trabalho sobre células solares para a produção de energia elétrica. Como explica Moehlecke, além do prêmio em espécie, a conquista foi muito importante, pois proporcionou que a tecnologia premiada, assim como novos projetos de energia solar fotovoltaica, fossem amplamente apresentados. Ele cita como exemplo o projeto que surgiu em 2004, financiado pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a Petrobras, a Eletrosul e a Companhia Estadual de Energia Elétrica(CEEE), com o objetivo de transferir essa tecnologia para uma planta piloto de produção, e que totalizou aproximadamente R$ 6,6 milhões em investimentos.

Prêmio Jovem Cientista

Realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário e Banco do Brasil, o Prêmio Jovem Cientista tem como objetivo descobrir talentos, incentivar a produção de pesquisas no Brasil e investir em estudantes e jovens pesquisadores que querem inovar na solução dos desafios da sociedade. Neste ano, com o tema Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social, o Prêmio foca em pesquisas que buscam inovar nas práticas de conservação dos recursos naturais do território brasileiro e na consolidação de transformações sociais necessárias para o avanço de práticas sustentáveis.