Pitch Day PUCRS apresenta projetos ligados ao empreendedorismo

13/11/2019 - 17h18
pitch day, startup garagem, idear, tecnopuc

Foto: Camila Cunha

O Pitch Day PUCRS é um evento que reúne os programas de desenvolvimento de empreendedores da Universidade para que apresentem seus novos negócios em formato de pitch – pequenas apresentações de 3 ou 5 minutos. Na última terça-feira, 12 de novembro, na ATL House, o evento movimentou mais de 400 pessoas que assistiram às apresentações de participantes do Startup Garagem, do Torneio Empreendedor, da Maratona de Inovação das Escolas de Medicina, de Negócios e Politécnica, e do Fast Famecos. Também participaram projetos do Incubando Ideias e startups do Programa de Desenvolvimento do Tecnopuc, que anunciou os negócios destaque do ano nas categorias Tecnologia e Impacto Social.

Startup Garagem

A sétima edição do Programa de Modelagem de Negócios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) bateu recordes de participantes: mais de 70 pessoas. Foram apresentados negócios das 21 startups participantes. Quem levou para casa o troféu desta edição foi a Ponto Zero, startup que tem como propósito fornecer dados precisos e imparciais dentro de canteiros de obras. Saiba um pouco mais sobre o negócio clicando aqui. O prêmio é um fastpass para o pré-startup do Tecnopuc, programa com duração de um ano para o desenvolvimento do negócio, que oferece espaço de coworking, mentorias e workshops. Conheça as startups desenvolvidas nesta edição do programa clicando aqui.

pitch day, startup garagem, idear, tecnopuc

Ponto Zero foi a vencedora do Startup Garagem
Foto: Camila Cunha

Programa de Desenvolvimento de Startups do Tecnopuc

Os negócios que participam do Programa de Desenvolvimento de Startups no Parque também foram apresentados. Ao final dos pitches, foram anunciadas as vencedoras nas categorias Tecnologia e Impacto Social. Quem recebeu o destaque na primeira foi a Openbox.ai, fintech de antecipação de recebíveis que está no Parque desde março.

O CEO da startup, Maurício Rodrigues, avalia a trajetória da empresa até aqui: “É meteórica. Vimos muita coisa, nos organizamos para que conseguíssemos fazer tudo de forma rápida, mas com estrutura e base para desenvolver. O mercado aceitou isso e está efetivamente comprando a nossa solução”. Confira a entrevista completa neste link.

A startup destaque na categoria Impacto Social foi a Sevenia. De acordo com Antônio Albuquerque, CEO da startup, “Pra nós é um incentivo para continuarmos o trabalho. A geração de energia fotovoltaica traz esse ritmo de mudança ecológica, e essa valorização é bem legal”. Leia a entrevista na íntegra aqui.

Fast Famecos

O evento marcou ainda o encerramento do Programa, desenvolvido pela Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos em conjunto com o Tecnopuc, com o propósito de desenvolver novos negócios na área. Saiba mais sobre as startups desenvolvidas no programa neste link.

Torneio Empreendedor

A programação contou com a participação dos integrantes do Torneio Empreendedor, promovido pelo Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS, em parceria com o Tecnopuc. O projeto MUDA ficou em primeiro lugar no Torneio. DraMatch, Localpass, Volva e TPM PRAQUETEQUERO foram reconhecidos como destaque. Saiba mais sobre o torneio clicando aqui.

Maratona de Inovação

Também foram apresentados os negócios elaborados na Maratona de Inovação das Escolas de Medicina, de Negócios e Politécnica. São eles: Cardiac Glove, Bactag e InflaHealth. Conheça um pouco mais sobre os projetos desenvolvidos na primeira edição clicando aqui.

Incubando Ideias

O Incubando Ideias é um dos desafios do Festival Marista de Robótica. A jornada empreendedora envolve equipes mistas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e do Ensino Superior de instituições públicas ou privadas. As equipes são desafiadas, a partir de uma temática central, a pensar em problemas de relevância social e a projetar, documentar e desenvolver iniciativas que respeitem os três eixos da sustentabilidade – econômico, social e ambiental -, para empreender melhorando o espaço em que vivem.​​ No Pitch Day, os vencedores da última edição do Incubando apresentaram seus negócios. Saiba mais sobre o programa clicando aqui.