Pacto Alegre define projetos do macrodesafio de Ambiente de Negócios

Representantes dos setores público e privado escolheram as ações prioritárias

26/04/2019 - 17h45
reunião macrodesafio pacto alegre

Representantes da mesa do Pacto Alegre na segunda reunião de macrodesafios / Foto: Eduardo Beleske / PMPA

Uma plataforma virtual para identificar ideias inovadoras para superar desafios da cidade, um sistema mais ágil e digital para licenciamentos e uma blitz de inovação para estimular o empreendedorismo entre os jovens. Estas foram as iniciativas que receberam maior apoio na manhã desta sexta-feira, dia 26 de abril, durante a segunda oficina de ideação de projetos do Pacto Alegre, que teve como foco o macrodesafio Ambiente de Negócio. A primeira oficina ocorreu no dia 12 de abril e explorou o macrodesafio Imagem da Cidade. Nas próximas semanas serão realizadas as oficinas relativas a Talentos, Transformação Urbana, Qualidade de Vida, e Modernização da Administração Pública. O evento, sediado no Campus da Unisinos, recebeu mais de 40 representantes de entidades que compõem a mesa do Pacto Alegre.

Por meio de uma metodologia que estimulou a interatividade, foram discutidas possibilidades e avaliadas iniciativas que pudessem impactar o ambiente de negócios na capital. As visões de empresários, associações de classe, políticos e representantes de instituições de ensino foram compartilhadas considerando os requisitos da metodologia elaborada em parceria com o consultor espanhol Josef Piqué. O método demanda que cada proposta identifique impacto, condição de execução e capacidade de entregas a curto prazo antes de ser submetida à mesa do Pacto.

Segundo o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, este encontro permitiu novos avanços em prol da cidade. “As propostas serão encaminhadas de forma conjunta à mesa do Pacto. Tivemos uma riqueza de ideias, além de ações complementares. Estamos conseguindo ativar e conectar de forma cada vez mais positiva o ecossistema de inovação de Porto Alegre. Foi uma amostra bem positiva de que todos se colocam à disposição para um bem coletivo. Na sequência teremos encontros para refinar essas ideias, bem como detalhar como serão os indicadores e as governanças de cada projeto. É um sinal de uma nova mentalidade de participação engajada”, celebra.

 

reunião macrodesafio pacto alegre

Encontro proporciona as ideias mais relevantes para a cidade / Foto: Eduardo Beleske / PMPA

Projetos escolhidos

A iniciativa mais apoiada foi a plataforma virtual de conexão e ideias inovadoras, o Trinova, que teve como um dos criadores o diretor técnico do Hospital São Lucas da PUCRS, Saulo Bornhorst. “O nosso projeto está dividido em dois: o Trinova, que é a parte virtual, e o Open Space Porto Alegre, o ambiente físico. A ideia é facilitar de todas as formas a atuação de quem está querendo inovar. É um espaço virtual para que as pessoas e o poder público possam expressar suas demandas e transmitir suas propostas de soluções. É uma ferramenta de aproximação entre empreendedores, ou seja, entre quem quer investir e quem pode propiciar inovação”, destaca.

Outra ideia selecionada foi o licenciamento inverso, que garante maior agilidade aos processos. “Precisamos de uma inversão da responsabilidade de autonomia. O setor público possui uma velocidade limitada. A proposta visa que a sociedade e o governo acordem prazos máximos de liberação de licenciamento. Caso o Governo não consiga atender a demanda no tempo estabelecido, os empresários ou os cidadãos envolvidos nas ações ganham uma licença provisória”, comenta um dos envolvidos, Fernando Mattos, secretário adjunto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT).

A terceira escolha envolve uma iniciativa radical e lúdica, de estímulo à inovação para a área de ensino – as blitzes de inovação. “A ideia é criar startups weekends, com apoio de várias entidades, estimulando os jovens a pensarem em novas formas de resolver problemas antigos. Para isso, os professores das escolas seriam convidados a participarem destes eventos e, por consequência, transmitir aos seus alunos essa mentalidade empreendedora”, comenta Wagner Bergozza, vice-presidente da Associação Gaúcha de Startups (AGS).  Para o coordenador do Pacto Alegre, as blitzes poderão ser combinadas com outras ações, como o Mais Caminhos e o Farol da Inovação, além de plataformas coletivas de crowdfunding. “Isso gera um processo de estímulo para a emergência de novos talentos em toda a sociedade porto-alegrense”, comenta.

Além dos três projetos mais votados, outros estarão sendo avaliados pela mesa do Pacto Alegre: o Open Space Porto Alegre, o Start Gov e um projeto crowdfunding (plataformas online de captação de recursos).

 

reunião macrodesafio pacto alegre

Participantes durante uma das dinâmicas / Foto: Eduardo Beleske / PMPA

Metodologia adotada

Os participantes foram estimulados a escrever o que acreditam ser relevante em um ambiente de negócios na capital. Após esse momento, receberam indicações de como os projetos precisavam ser apontados, como: impacto (que repercuta de forma significativa na realidade e ajuda a transformar positivamente a cidade), recursos e liderança (ativos necessários para que avance rapidamente e que existam pessoas dispostas a impulsionar a ação) e entregas (ações mensuráveis de curto prazo que indiquem que o projeto está progredindo).

Na sequência, foram divididos dois grupos: uma roda interna, onde os participantes recebiam três perguntas para debate, e uma roda externa de observação. Após a primeira rodada, os papéis foram invertidos. Posteriormente, formaram-se quatro times, cada um com um painel, em que foram inseridas as ideias pensadas para contemplar diferenciais relevantes de impacto, recursos e liderança e entrega. A partir de 12 ideias centrais, os representantes elegeram as três prioritárias.

Cronograma de reuniões dos macrodesafios

  • 3 de maio – Modernização da Administração Pública
  • 10 de maio – Talentos
  • 20 de maio – Transformação Urbana
  • 24 de maio – Qualidade de Vida

Sobre o Pacto Alegre

O Pacto Alegre é uma proposta de movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. O objetivo é criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. O convênio prevê o compartilhamento de recursos e parcerias com o poder público e a iniciativa privada. A ideia é unir forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum. A iniciativa tem a coordenação da Aliança para Inovação (constituída por UFRGS, PUCRS e Unisinos) e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.


Leia Mais Veja todas