Observatório Astronômico celebra 50 anos do homem na Lua

Atividades gratuitas são abertas ao público

15/07/2019 - 15h26

homem na lua, Observatório Astronômico, 50 anos homem na luaA partir desta segunda-feira, 15 de julho, ocorrem sessões especiais de observação à Lua e, entre os dias 17 e 19 de julho, das 18h às 22h, haverá uma exposição temática promovida pelo Observatório Astronômico da PUCRS. Com o título Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade – Celebração dos 50 anos da chegada do homem à Lua, a iniciativa integra a programação de um dos maiores feitos da história da Humanidade, e da qual decorreram diversos benefícios para a vida cotidiana. Para observar a Lua, é preciso que as condições climáticas sejam favoráveis, garantindo a visibilidade adequada. Por isso, é importante consultar antes de vir à Universidade.

No local, estarão ao alcance do público, de forma gratuita, materiais e curiosidades da época dos anos 1960/1970 e a observação da Lua por meio de lunetas. No dia 19, véspera do cinquentenário em que Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin tocaram o solo lunar, haverá a exibição de um documentário sobre a viagem. O Observatório Astronômico fica localizado na sala 601 do prédio 8 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Mais informações pelo telefone (51) 3353-4436 (a partir das 17h).

Apoio do Consulado dos EUA

A exposição tem o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, que forneceu os seguintes itens:

  • Coleção de fotos históricas emolduradas;
  • Backdrop com cenário lunar;
  • Maquete de Buzz Aldrin;
  • DVD da Apollo 13.

Ao final do evento, esses materiais serão expostos no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, que também promoverá uma semana de atividades especiais no contexto da celebração.


Leia Mais Veja todas