O Open Campus narrado pelos estudantes que viveram essa experiência única

Mais de 7.200 alunos do Ensino Médio estiveram na PUCRS para planejar seu futuro profissional

04/10/2019 - 19h45
Open Campus

Clima chuvoso não inibiu os estudantes, que participaram de oficinas e conheceram o Living 360° / Foto: Bruno Todeschini

A sexta-feira, 4 de outubro, começou chuvosa em Porto Alegre. Porém, isso não desanimou nem um pouco os mais de 7.200 estudantes que estiveram na PUCRS para viver a experiência única proporcionada pelo Open Campus. Oficinas nas sete Escolas, apresentações musicais, visitas guiadas ao Museu de Ciências e Tecnologia, ao Tecnopuc, à Biblioteca Central e ao Parque Esportivo, entre outros espaços, permitiram aos jovens se familiarizarem com as mais diversas estruturas e profissões. Essa imersão ajudou a planejar o futuro acadêmico. Para saber como foi esse dia, acompanhe os relatos dos participantes.

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Gabriel Pizzarro da Rosa Santos, 17 anos, Colégio Marista Sant’anna – Uruguaiana

OFICINA CHEF POR UM DIA – Gastronomia | “É minha primeira vez no Open Campus. Vim com a proposta de conhecer alguns cursos que tenho interesse. Participei da oficina de Gastronomia, pois é um curso que me chama muita atenção, e para aprender mais sobre essa área. Ainda não visitei todas as áreas do Campus, mas pretendo explorar para poder conhecer a diversidade da Universidade e tudo que a PUCRS tem a oferecer. É excepcional”!

Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos

Pedro Henrique Rosa, 18 anos, Escola Estadual de Ensino Médio Itália – 3° ano – Porto Alegre

OFICINA O JORNALISMO EM VÍDEO E A ETAPA DE EDIÇÃO – Jornalismo | Vim ao Open Campus do ano passado e gostei bastante. Eu amo a Comunicação. Quero fazer Jornalismo aqui na PUCRS. Achei esta oficina bem bacana. A gente trabalhou um pouco com as cores e o processo de produção dos vídeos na área de Cinema. Como o jornalismo é um curso muito amplo, pretendo trabalhar muito com imagem e vídeo, e como é uma área em que não tenho muito domínio. Queria saber como seria a infraestrutura, o processo e tudo mais. Sem dúvidas, as oficinas e todo o Open Campus só me dão a certeza e uma visão ampla do que eu quero desde criança, que é estudar Jornalismo.

 

Escola de Negócios

Maicon Gabriel da Rosa, 17 anos, Colégio Marista PIO XII – 3° ano – Novo Hamburgo

OFICINA ADMINISTRAÇÃO NA PRÁTICA – Administração | “Participei do Open no ano passado. Este ano as oficinas parecem estar mais direcionadas à profissão em si, mais dinâmicas. O que mais me chamou a atenção no Open foi a organização e o método que eles utilizaram para mostrar a profissão na prática, através das oficinas. Fui conhecer a Rua da Cultura e com certeza se eu estudasse aqui seria um lugar onde iria frequentar quase sempre. A estrutura da PUCRS é um exemplo. Tem espaço para todo o tipo de público, para todos e acho que este é o grande diferencial.”

“Minha irmã estudou Letras e se formou aqui em 2012 então eu já conhecia. Sou apaixonado por esta Universidade e por isso quero estudar aqui, acho que tem toda uma infraestrutura diferenciada e isso é o que mais gosto”.  Pedro Henrique Rosa, 18 anos

 

Louise de Souza Barbosa, 17 anos, Instituto Divina Providência – 3° ano – Capão da Canoa

OFICINA ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING – Administração | “Participei da Oficina de Administração em Marketing e achei muito boa. Vou seguir na área da saúde, mas acho muito bom ter conhecimento do ramo empreendedor, pois pretendo abrir um negócio.

 

Escola de Humanidades

Luiza Silva Ramos, 17 anos, Colégio Kennedy – 3° ano – Porto Alegre

OFICINA JORNADA DO HERÓI E DA HEROÍNA – Escrita Criativa | “É minha segunda vez no Open e eu acho bem interessante ter a experiência prática daquilo que tu podes fazer mais para frente. Escolhi esta oficina pois sempre quis escrever livros e conhecer essa área de Letras. Antes de vir aqui eu não tinha muita certeza do que iria cursar, mas participando, agora, sei que quero fazer Escrita Criativa”.

 

Escola Politécnica

Lucas Daniel, 17 anos – Colégio Santa Dorotéia – 3º ano – Porto Alegre

OFICINA CORRIDA DE ROBÔS – Engenharia de Software| “É a minha primeira vez no Open Campus. Quero seguir na área das Engenharias, mas ainda não sei bem em qual. O evento está ajudando a tirar algumas dúvidas e curiosidades. Participei de oficinas de Engenharia Mecânica, de Engenharia de Software e de Engenharia Elétrica. O que mais me chamou atenção no Open Campus foi a quantidade de pessoas e a diversidade de escolas”.

“O que mais me chamou a atenção foi a organização do evento. Ainda não conhecia o Campus, e fiquei impressionada, é muito grande! Não esperava que fosse tão grande assim”. Louise de Souza Barbosa, 17 anos

Escola de Direito

Amanda de Vargas, 17 anos – Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja – 3º ano – Taquari (RS)

OFICINA VIVÊNCIA DE JÚRI SIMULADO – Direito |“Estou achando incrível. Estar aqui serviu muito para eu ter mais a certeza do que quero para a minha vida e de que quero estar na PUCRS ano que vem. Desde os 12 anos eu quis o Direito, escolhi essa oficina por causa disso. Das atividades culturais, eu fiz a visita guiada à Biblioteca. Já conhecia o Museu, porque vim com a escola outra vez, mas o Campus ainda não”.

 

Lorenzo Griboski, 16 anos – Colégio Marista Ipanema – 2º ano – Porto Alegre

OFICINA VIVÊNCIA DE JÚRI SIMULADO – Direito | “Estou gostando bastante e aprendendo muito. Acho que já vou sair sabendo o que quero cursar. Minha família toda fez Direito, então escolhi ver o Júri Simulado para conhecer um pouco mais. Fui ver a exposição do Leonardo Da Vinci e fiz um tour pela Biblioteca, mas eu já conhecia a PUCRS porque meus pais estudaram aqui e meu irmão está estudando aqui”.

 

Escola de Medicina

Grabriele Ferreira, 14 anos – Colégio Nossa Senhora da Glória – 8º ano do Ensino Fundamental – Porto Alegre

OFICINA ATENDIMENTO AO PACIENTE COM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA – Medicina | “É a minha primeira vez no Open Campus e eu estou achando muito legal. Na verdade, não é bem o que eu esperava, achei que era algo menor. Quando a gente chegou aqui, viu que era enorme. Visitamos vários lugares e está tudo incrível. Eu escolhi participar dessa oficina porque quero seguir na Medicina e essa é a oportunidade do primeiro contato real com algo da área. O que mais me chamou a atenção foi a organização de tudo. Viemos aqui também para ver a Biblioteca, porque ficamos curiosas já que ela é a maior da América Latina”.

 


Leia Mais Veja todas