Newcastle University apresenta proposta de pós EAD

Projeto da universidade britânica é voltada a doutorandos e recém-doutores

11/04/2018 - 18h02
professores universidade newcastle, aaii, parceria

Foto: Mariana Haupenthal

A PUCRS recebeu, entre os dias 2 e 4 de abril, a visita de três pesquisadores da Newcastle University, do Reino Unido, instituição parceira de diversos trabalhos em conjunto com a Universidade. Adam Potts, Robin Humphrey e Rosalind Beaumont participaram de reuniões para apresentar seu novo projeto de ensino a distância de Certificação de Pós-Graduação em Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais, que busca capacitar doutorandos e recém-doutores sobre métodos de pesquisa.

Humpfrey, diretor de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Newcastle University, falou sobre o desejo de tornar a PUCRS um hub acadêmico do curso no Brasil através do Centro de Educação Continuada PUCRS (Educon), em uma rede que inclui ainda Naresuan University (Tailândia) e Newcastle University London. “O projeto permitirá que pesquisadores do Brasil, Reino Unido e Tailândia interajam em um ambiente de aprendizagem virtual”, comenta o professor. Estima-se o início do projeto baseado em ensino a distância para 2019.

A proposta, discutida na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), apresenta potenciais repercussões para os Programas de Pós-Graduação da PUCRS. “Estão sendo realizados estudos sobre a viabilidade da Certificação ser ofertada de forma sequencial aos cursos de mestrado e doutorado na Universidade, ou mesmo como parte integral de alguns cursos nas áreas de Humanidades, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas. Dessa forma, poderia haver um incremento significativo na internacionalização dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS”, comenta o diretor de Pós-Graduação, professor Christian Kristensen.

Sobre a certificação

professores universidade newcastle, aaii, parceria,Adam Potts, Robin Humphrey, Rosalind Beaumont

Professores britânicos com a equipe da PUCRS
Foto: Thais Gonçalves

O Certificado de Pós-Graduação em Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais foi criado em 2009 e tem mais de 400 graduados. O treinamento abrangente em nível de doutorado oferece uma base sólida para quem busca seguir na pesquisa acadêmica.

O curso fornece uma oportunidade para o pesquisador desenvolver e demonstrar treinamento em uma variedade de métodos de pesquisa. Além disso, equipa-o com o conhecimento, compreensão, habilidades e aptidões para empreender pesquisas avançadas e oferece rotas cuidadosamente projetadas para os cientistas sociais e para estudantes de pesquisa das Artes e Humanidades. Por fim, permite ao aluno de doutorado ou ao pesquisador em estágio inicial da sua carreira estabelecer uma rede de relacionamentos com potencial para futuras cooperações internacionais.

A parceria entre PUCRS e Newcastle

A parceria com a Newcastle University, integrante de uma rede com 24 universidades britânicas de excelência denominada Russel Group, se mantém há mais de 20 anos. Grupos de pesquisadores da PUCRS desenvolvem trabalhos sistemáticos em parceria com a instituição britânica em áreas diversas do conhecimento.

Entre as iniciativas em conjunto destaca-se o seminário Internationalisation of Higher Education in the UK and Brazil: A partnership between Newcastle University and PUCRS que abordou as pesquisas realizadas em diferentes áreas de estudo e discutiu sobre a perspectiva de internacionalização a partir de redes de pesquisa nos contextos do Reino Unido e Brasil. Além dele, a elaboração conjunta da exposição Marcas da Evolução, no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e o Great North Museum: Hancok, possibilitou que ambas as universidades estreitassem suas relações.