Living 360°, um prédio inovador para ensino, convivência e bem-estar

No coração do Campus, novo espaço projeta a sala de aula do futuro

13/03/2019 - 16h28
volta às aulas, living 360, pucrs 360, campus

Foto: Camila Cunha

A PUCRS oferece à comunidade acadêmica, desde a volta às aulas, em 25 de fevereiro, uma grande novidade: o Living 360°. Situado no prédio 15, com três andares e 10 mil metros quadrados,  conta com diversos ambientes de estudo, bem-estar e convívio, aliados ao que há de mais moderno para a aplicação de metodologias de ensino inovadoras. O espaço fica no coração do Campus e foi totalmente inspirado em grandes universidades internacionais para receber alunos de Graduação e Pós-Graduação das oito escolas.

 

Impacto do diferencial pedagógico

Os ambientes foram planejados para valorizar o protagonismo do estudante e viabilizar múltiplas formas de ensinar e aprender. “Muito se fala hoje em metodologias ativas, mas nós usamos o termo metodologia investigativa, que é um desdobramento. Queremos avançar mais nesse tipo de proposta metodológica em que, para além dos conceitos teóricos, o aluno investigue sua realidade e veja formas de propor soluções”, afirma Adriana Kampff, diretora de Graduação da Universidade.

Todo o projeto responde à premissa de que o ambiente influencia na qualidade da aprendizagem, defendida por estudiosos nacionais e internacionais. Assim, os espaços foram criados para promover a exploração, a interatividade e o engajamento de professores e estudantes. A flexibilidade do mobiliário permite que as salas se transformem em diferentes ambientes de aprendizagem, com alta conectividade para possibilitar o trabalho em equipe.

Todas essas características configuram o modelo ideal de sala de aula que a PUCRS pretende estender, gradualmente, para todos os seus espaços. “O Living 360° é o nosso projeto piloto, funcionará como um laboratório vivo que indicará os caminhos da sala de aula do futuro”, afirma o Reitor, Ir. Evilázio Teixeira.

 

Convivência e descanso

alunos utilizam o espaço Conviver + do Living 360°, jogando flaflu.

Foto: Camila Cunha

Outro grande objetivo do espaço é proporcionar locais de convívio, alimentação e bem-estar aos alunos. Segundo Adriana, o Living 360° tem vocação interdisciplinar e de oportunizar o encontro dos diferentes estudantes: “Os ambientes são multiprofissionais, ou seja, são como aqueles em que nos inserimos depois de formados, no mercado de trabalho. É importante que o estudante tenha essa percepção de construção coletiva, de convivência”, lembra.

As 16 salas de aula são rodeadas por um amplo espaço aberto denominado Aprender +, que possui mobílias diferenciadas, e atende desde quem deseja se concentrar em um espaço mais reservado, até grupos que desejem dialogar. No primeiro andar, o Conviver+ conta com uma área de jogos, piano e área de alimentação.

 

Movimento PUCRS 360°

O lançamento do Living 360° faz parte do movimento PUCRS 360°, que busca transformar desde o modelo de ensino aos ambientes do Campus. É um os principais projetos dos eixos Campus Repensado – transformando todos os espaços do Campus em ambientes de aprendizagem- e Aprender Diferente – que propõe o ensino orientado pela pesquisa, em que o estudante é agente da sua aprendizagem e é estimulado a desenvolver soluções para desafios reais que geram impacto social.

Muitos serviços direcionados aos alunos estarão reunidos no novo prédio. Confira:

Central de Relacionamento Comunitário (Alumni)

volta às aulas, living 360, pucrs 360, campus

Foto: Camila Cunha

A Rede Alumni oferece oportunidades especiais em uma rede de contatos e benefícios para os diplomados.

PUCRS Carreiras

Destinado a quem está buscando um estágio ou quer acompanhamento especializado para sua trajetória profissional.

Idear

Espaço voltado ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, em estímulo constante à criatividade, ao pensamento crítico e à autonomia, necessários para começar a empreender.

Central do aluno

Dúvidas financeiras, solicitação de documentos, ajustes na matrícula e outros serviços ligados ao vínculo acadêmico podem ser encaminhados na Central de Atendimento ao Aluno.

Casa Bauducco

A primeira Casa Bauducco do estado tem cafés especiais, além de doces e salgados com a marca de uma das mais tradicionais empresas de alimentação do Brasil. A inauguração ocorrerá em breve.

Conviver + (Área de jogos + Área de alimentação)

Espaço para encontrar os amigos e conhecer novas pessoas. Conta com uma área de jogos, piano e área de alimentação especialmente preparada para aquecer a comida e higienizar marmita e talheres.

PUCRS STORE

A nova loja de produtos da PUCRS conta com uma linha de produtos exclusiva e será inaugurada em breve.

Auditório e Arena

Dois espaços para receber eventos de diferentes formatos no novo Living 360°.

Aprender+

Sala de aula do Living 360°

Sala de aula do Living 360° / Foto: Bruno Todeschini

Área de estudos com cadeiras confortáveis, mesas amplas, internet e conectividade, empréstimo de notebooks e diferentes espaços pensados para os momentos de foco.

Salas de aula

São 16 salas planejadas para favorecer metodologias de ensino inovadoras e aprendizagem ativa. As salas não possuem estruturas fixas, tudo pode ser ajustado conforma a proposta da aula. Além disso, todas são climatizadas e possuem sistema integrado de multimídia para projeção e sonorização.

Meditação

Às vezes é preciso respirar fundo e relaxar para controlar a ansiedade e melhorar o desempenho.

Pastoral

No Centro de Pastoral e Solidariedade é possível descobrir como fazer parte de um grupo que participa de ações de voluntariado, retiros, formações e outras atividades. Este também é um ponto fixo de coleta para doações de roupas, alimentos, produtos de higiene, material escolar e outros itens.

Secretaria Geral

A Secretária Geral é responsável pelo atendimento a todos os usuários, sejam alunos ou professores.

Pesquisa/ Iniciação Científica

Um espaço para viver experiências acadêmicas de pesquisa científica e experimentação da produção acadêmica. Será inaugurado em breve.

Apoio ao estudante | LAPREN

O Laboratório de Aprendizagem é o serviço que apoia o estudante que está enfrentando dificuldades no conteúdo das aulas.

Apoio ao estudante | LEPNEE

O Laboratório de Ensino e Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Lepnee) oferece ferramentas de apoio e acompanhamento diferenciado para o desempenho acadêmico.

Apoio ao estudante | CAP

No Centro de Atenção Psicossocial (CAP), oferece orientação psicológica e pedagógica para enfrentar situações e dificuldades que podem estar afetando o processo de aprendizagem.

Lounge da Internacionalização

Espaço Soneca

Piano


Leia Mais Veja todas