Jaderson Costa da Costa e Ir. Joaquim Clotet recebem honraria no Palácio Piratini

Governador Sartori entregou Medalha Negrinho do Pastoreio ao vice-reitor e ao ex-reitor

20/12/2018 - 13h44
medalha negrinho do pastoreio, reitoria, vice-reitor, jaderson costa da costa, joaquim clotet, governo do estado do RS, governador, josé ivo sartori, gabinete, palácio piratini

Ao centro, com as homenagens: Costa da Costa (terno cinza), Sartori e Ir. Clotet / Foto: Camila Cunha

O vice-reitor da PUCRS, Jaderson Costa da Costa, e o reitor da Universidade no período 2004-2016, Ir. Joaquim Clotet, receberam do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, a Medalha Negrinho do Pastoreio, “honraria destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços em favor da pessoa humana, do Estado ou da Pátria”, conforme decreto estadual 21.669/72. Durante a recepção, ocorrida no Palácio Piratini nesta quarta-feira, 19 de dezembro, também estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, a pesquisadora e esposa do vice-reitor, Mirna Portuguez, o relações institucionais da Reitoria, Solimar Amaro, e o chefe de Gabinete Alexander Goulart.

Durante o encontro, o governador exaltou a importância da PUCRS nas parcerias com o Estado, especialmente no aspecto social. Salientou que a medalha ao Ir. Clotet simboliza o reconhecimento aos 12 anos como reitor pela sua contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico. Ao vice-reitor, mencionou que a homenagem reconhece sua atuação como idealizador do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer-RS) e seu trabalho na área da saúde.

Medalha Negrinho do Pastoreio

Governador Sartori e vice-reitor Jaderson Costa da Costa / Foto: Camila Cunha

Baseada na lenda do Negrinho do Pastoreio, do escritor Simões Lopes Neto, a medalha foi criada pelo governador Euclides Triches, por meio de decreto, em 25 de março de 1972. O reconhecimento é destinado a personalidades que prestaram relevantes serviços de qualquer natureza, em favor da pessoa humana, do Estado ou da Pátria.

Sobre Jaderson Costa da Costa

O professor Jaderson é graduado em Medicina, tem especialização em Neurologia, mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Neurociências), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) e Research Fellowship em Neurologia (Neurofisiologia Clínica) na Harvard Medical School. É docente da PUCRS há 46 anos. Atualmente é professor titular da Faculdade de Medicina, professor adjunto associado da Universidade de Miami, além vice-reitor e diretor do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer/RS).

Sobre o Ir. Joaquim Clotet

Governador José Ivo Sartori e Ir. Joaquim Clotet / Foto: Camila Cunha

O professor Ir. Joaquim Clotet é doutor em Filosofia e Letras, área de concentração em Ética, pela Universidade de Barcelona. Realizou pós-doutorado nas universidades de Warwick e de Oxford, na Inglaterra. Detém os títulos de Doutor Honoris Causa pela Dalhousie University (Canadá) e pela Universidade São Marcelino Champagnat (Peru). Atuou como professor na Faculdade de Filosofia da Universidade de Barcelona e leciona Bioética nos cursos de Mestrado e Doutorado em Filosofia, Medicina e Odontologia na PUCRS. Também é professor visitante da Universidade Santiago de Compostela (Espanha), nas universidades Nacional de La Plata e de Buenos Aires (Argentina), além da Universidade Federal da Bahia. Clotet também foi membro da Comissão Nacional sobre o Acesso e Uso do Genoma Humano, do Ministério da Saúde, bem como é autor de 11 livros nas áreas de filosofia, de ética e de bioética, publicados na Espanha, Argentina e Brasil.