Cursos abordam degustação de queijos, azeites e de charcutaria

Atividades ocorrem em outubro e proporcionam certificado internacional

16/10/2017 - 18h38

Cursos de gastronomia, CIAS, PUCRS, queijo, charcutaria, azeiteA Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi), em conjunto com o Cias Innovation – Centro Italiano di Analisi Sensoriale, promove, em outubro, três cursos de extensão na área de formações e pesquisas em análise sensorial. As aulas de Introdução à Degustação de Azeites, Introdução à Degustação de Charcutaria e Introdução à Degustação de Queijos têm o objetivo de fazer um estudo do consumo de produtos alimentares, analisar a relação dos produtos com os consumidores e o comportamento do consumidor. Para isso, serão realizadas atividades práticas e teóricas sobre as principais técnicas de degustação, análise sensorial e processos produtivos, bem como os fatores nutricionais e as noções de compatibilização com alimentos e bebidas. Durante os cursos, ocorrerá a degustação de diversos produtos.

Sob coordenação da professora da Faenfi Rochele de Quadros Rodrigues, as aulas serão ministradas pela diretora do Cias, Lucia Bailetti, natural da Itália. Cada curso tem duração de quatro horas. Os concluintes receberão um certificado internacional emitido pelo Cias Innovation e pela PUCRS. Não é necessário ter formação em áreas específicas para participar das atividades.

 

Introdução à Degustação de Azeites

Inscrições: até 29 de outubro, no link https://goo.gl/YedTFa
Quando ocorre: 30 de outubro
Duração: das 19h às 23h
Local: prédio 41, sala 112 – Restaurante Pedagógico
Assuntos abordados: Introdução à análise sensorial; processo produtivo; fatores de qualidade do produto; características e propriedades nutricionais; técnicas de degustação e análise sensorial; noções de compatibilização com alimentos.

 

Introdução à Degustação de Charcutaria

Inscrições: até 27 de outubro, no link https://goo.gl/67S41z
Quando ocorre: 28 de outubro
Duração: das 14h às 18h
Local: prédio 41, sala 112 – Restaurante Pedagógico
Assuntos abordados: Introdução à análise sensorial, introdução à charcutaria (salumeria): salames, embutidos, defumados, presuntos crus, curados e outros; processos produtivos; fatores de qualidade dos produtos; características e propriedades nutricionais; técnicas de degustação e análise sensorial; noções de compatibilização com alimentos.

 

Introdução à Degustação de Queijos

Inscrições: até 27 de outubro, no link https://goo.gl/JGMbFp
Quando ocorre: 28 de outubro
Duração: das 9h às 13h
Local: prédio 41, sala 112 – Restaurante Pedagógico
Assuntos abordados: Introdução aos tipos de queijos; processos produtivos; fatores de qualidade dos produtos; características e propriedades nutricionais; técnicas de degustação e análise sensorial; noções de compatibilização com alimentos e bebidas.


Leia Mais Veja todas